Acic lança Projeto Papa Tampinhas durante Semana ODS na Prática




Com o intuito de dar visibilidade às iniciativas dos signatários relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, o Movimento ODS SC promove a Semana ODS na Prática, de 25 a 30 de setembro.

Dentro das ações da Semana, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lançou o Projeto Papa Tampinhas, assim como promoveu a palestra Valorização e Reciclagem do Resíduo Plástico, com a especialista Priscila dos Reis Martins, responsável pela área ambiental da empresa Eskimó. Ambas as ações integram o Projeto Acic Verde, que conta com a parceria do Núcleo de Meio Ambiente da entidade.

O Projeto Papa Tampinhas tem o objetivo de arrecadar tampinhas de plástico, que serão direcionadas ao Asilo São Vicente de Paulo. Além do trabalho pedagógico realizado com os idosos, as tampinhas são revertidas em cadeiras de rodas. A cada 300 quilos de tampinhas,  o asilo adquire um equipamento para uso na reabilitação dos idosos.

“Desde 2019, a Acic é signatária do Movimento ODS, sendo membro do Comitê Criciúma do Movimento ODS Santa Catarina, e tem intensificado suas ações nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental, por entender seu papel de contribuir com uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Projetos alinhados aos ODS

Entre os demais projetos da entidade que envolvem os ODS estão o Prêmio Acic de Matemática e o Prêmio de Valorização do Profissional da Educação. A educação, ODS 4, foi uma das bandeiras elencadas pela Acic na última década.

A associação empresarial, juntamente com o Núcleo de Meio Ambiente da entidade, também promove o Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental, para reconhecer as empresas associadas com iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social.

Além disso, mantém a Rede de Talentos, importante ferramenta de aproximação entre as empresas e os profissionais no mercado de trabalho, atendendo ao ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico. A entidade também é ponto de coleta do Programa de Logística Reversa dos resíduos eletroeletrônicos, em parceria com a empresa Wee.do. Por dois anos consecutivos, a entidade foi finalista do Prêmio ODS SC.

“As empresas representam uma peça essencial, assim como os governos e a sociedade civil, para a implantação das agendas relacionadas aos ODS e a Acic vem atuando neste contexto, incentivando suas empresas associadas a alinharem seus negócios frente a uma agenda global de desenvolvimento sustentável”, reforça a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.

 

O que são os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Os 17 ODS envolvem temáticas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, redução das desigualdades, governança, entre outros aspectos.

ODS em Santa Catarina

Atualmente, em Santa Catarina, são mais de 1,2 mil signatários, distribuídos em 99 municípios e articulados em 14 comitês, representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. O Comitê ODS Criciúma é composto por 86 signatários.