ACIC e Unochapecó formalizam convênio na área de saúde




Colaboradores e familiares das empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) têm descontos nos serviços das Clínicas-Escola da Unochapecó. O convênio entre a entidade e a universidade foi assinado nesta semana. Também ocorreu visita nos espaços, com participação de dirigentes das duas instituições, colaboradores das clínicas e empresários. As clínicas-escola são espaços destinados às aulas práticas dos cursos e envolvem a presença de estudantes e profissionais supervisores.

Os atendimentos serão feitos nas Clínicas de Saúde da Unochapecó de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e na Clínica-Escola de Medicina Veterinária. O convênio está em vigência desde o dia 1º deste mês, exceto para a Clínica-Escola de Odontologia, cujos atendimentos estarão disponíveis a partir de março de 2023.

O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou que a entidade está em constante aproximação com as universidades e enfatizou a importância do elo entre a classe empresarial e as instituições de ensino superior. “Esse movimento é uma necessidade que as empresas têm, pois são elas que vão colocar no mercado de trabalho as pessoas que saem da universidade e também precisam de mão de obra qualificada. Esse convênio dará uma oportunidade a mais para que os estudantes possam promover a prática dentro da universidade e estarem mais preparados para o mercado externo”.

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, Andrea Marocco, destacou que a parceria com a ACIC será um diferencial para a comunidade acadêmica e para toda a sociedade, principalmente para a região do bairro Efapi, onde a universidade está instalada. “A Uno tem em seu DNA a missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e, pensando nisso, nos últimos anos firmamos novas parcerias. Ao trabalhar de maneira associada e cooperada enxergamos novos horizontes. Nossa equipe está bastante envolvida para que possamos receber os associados da ACIC e prestar um excelente serviço”.

O presidente da Fundeste, mantenedora da Unochapecó, Vincenzo Mastrogiácomo, realçou que o projeto está sendo construído a várias mãos. Também ressaltou a tradição da universidade em formar profissionais na região. “Temos 50 anos de história, com diversos cursos de graduação e pós-graduação e nossa função é disseminar conhecimento, além de prestar serviços à comunidade. A Unochapecó está sempre de portas abertas para quem quiser vir conhecer os cursos, os laboratórios, os demais espaços e tudo que fazemos aqui”.

O convênio contempla 25% de desconto para acesso aos serviços prestados pelas clínicas. “O benefício tem base no valor da tabela de valores vigente na universidade, publicada por meio de portaria institucional”, explicou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC e diretora de Educação Continuada e Extensão da Unochaecó, Cleunice Zanella.