Acic Criciúma promove encontro com empresas associadas




As demandas do setor empresarial foram debatidas na manhã desta sexta-feira, 16, em mais uma edição do Café com o Associado, promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O presidente da entidade, Valcir José Zanette, acompanhado da diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, e dos colaboradores, recebeu as empresas associadas, que puderam explanar sobre seus ramos de atuação e relatar os desafios do dia a dia da gestão.

A mão de obra qualificada, a importância do ensino profissionalizante, a capacitação profissional, o apoio às micro e pequenas empresas, a união entre os segmentos econômicos para tratar de pautas em comum, a saúde do colaborador e a inserção do tema de educação financeira nas escolas foram alguns dos temas levantados pelos representantes das empresas.

“Este momento com as empresas é fundamental, são os associados a razão da nossa existência. Hoje, contamos com mais de 1,9 mil associados, divididos entre os segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços, com empresas de diversos tamanhos. E um dos focos da nossa gestão é oferecer uma atenção e apoio especial aos micros e pequenos associados, contribuindo com a gestão desses negócios, promovendo seu desenvolvimento e crescimento”, destaca o presidente da Acic.

Zanette ressalta que um programa específico para ajudar as micro e pequenas empresas nas áreas da gestão está sendo desenvolvido pela entidade. “Hoje, a Acic já oferece para os empresários e profissionais o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), capacitação estratégica estruturada em oito módulos relacionados a áreas fundamentais para as empresas”, aponta.

O presidente da Acic reforçou ainda aos associados a dinâmica de trabalho da atual diretoria. “Os diretores estão divididos em grupos de trabalho para desenvolver ações em eixos como  o da micro e pequena empresa, tecnologia e inovação, internacionalização, legislação, educação básica e profissionalizante. Temos que ter inovação na educação básica e, por isso, estamos trabalhando em parceria com a Administração Pública e com as escolas. Um dos projetos é o Clube do Jovem Empreendedor. Estamos envolvidos também na área da saúde, da segurança pública, da infraestrutura”, acrescenta Zanette.

Iniciativa aprovada

Associado da Acic há pouco mais de um mês, o consultor financeiro Roberto Lamas salienta a importância do encontro. “É muito bacana promover esse momento com as empresas, é uma importante troca de experiências. Momentos como esse mostram que as demandas e desafios das empresas são comuns e que juntos podemos buscar ações e soluções. Sou de Natal e escolhi Criciúma para trabalhar e morar, e logo que cheguei procurei a associação. Quero estar envolvido com as ações da entidade, com os núcleos setoriais, assim como também no projeto de mentorias”, conta.

A responsável pela gestão comercial da empresa Ostermed, Suelen Cardoso Trevisan, também destaca a importância da iniciativa. “Foi um momento muito rico de troca de experiências e uma oportunidade de mostrar nosso trabalho”. A responsável financeira da Gastroslim, Débora Réus, enaltece a experiência. “Um encontro de muito conhecimento e um importante espaço para expormos nossas dificuldades e anseios”, coloca.