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Reconhecer o profissional da educação e as práticas inovadoras de aprendizagem serão o foco do Prêmio de Valorização do Profissional de Educação que a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lançará neste ano. O anúncio foi feito durante o lançamento da 5º edição do Prêmio Acic de Matemática na manhã desta sexta-feira, 08, na sede da entidade. “Será um projeto amplo que deve abranger diferentes segmentos que atuam em educação, mas que nesta primeira edição terá como foco os professores de Matemática, fazendo uma correlação com o Prêmio Acic de Matemática”, revela o presidente da Acic, Moacir Dagostin.
O lançamento da 5º edição do Prêmio Acic de Matemática reuniu professores, secretários municipais de educação e coordenadores pedagógicos para o detalhamento do regulamento de 2018, apresentado pela coordenadora de projetos de educação da Acic, Rose Reynaud.
O projeto envolverá 17 mil alunos de 110 escolas que atuam nos cinco últimos anos do Ensino Fundamental das cidades de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza. A aplicação das provas está programada para os meses de agosto e setembro. “A premiação em 2018 se consolida, pois, realizaremos a última etapa do primeiro ciclo dos cinco anos, com a inclusão dos alunos matriculados nos nonos anos”, acrescenta Dagostin.
A coordenadora da Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma, Jucilene Fernandes, destaca a iniciativa. “O prêmio é um grande motivador do ensino e da aprendizagem da Matemática, possibilitando a busca de conhecimento dos nossos alunos e dos professores, que também ampliam este horizonte no estudo da disciplina. Os professores conseguem reforçar o estudo com os estudantes porque se preparam e se planejem dentro das avaliações dos anos anteriores, trabalhando as dificuldades dos alunos em determinados assuntos”, destaca.
Escolas receberão análise por questões
Durante o lançamento da premiação na manhã desta sexta-feira também foram apresentados os resultados gerais de desempenho dos alunos da edição do ano passado. Um dos grandes avanços na divulgação dos resultados neste ano se refere as análises por questões. “Com essa informação, as escolas terão um diagnóstico de como o trabalho dos profissionais está sendo desenvolvido e a possibilidade de que os mesmos melhorem ou mantenham as práticas pedagógicas para a evolução do IDEB. Com essa riqueza de dados conseguimos dizer, inclusive, os assuntos que a escola deve melhorar. É um grande salto”, destaca o professor responsável pela análise do desempenho dos estudantes no projeto, Lucas Spillere.
“No contexto geral os números têm melhorado. Algumas escolas têm tido uma crescente muito grande. Todas as escolas participantes do projeto também receberão um relatório para que analisem seus desempenhos individualmente. Não queremos promover competitividade entre elas”, acrescenta Spillere.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas somente pelas escolas por meio do site www.acicri.com.br no período de 08 a 20 de junho.