Acic Criciúma apresenta cases em webinar do Movimento ODS SC




Disseminar a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), idealizados pela ONU, às empresas foi o foco do webinar promovido pelo Comitê Criciúma do Movimento ODS Santa Catarina e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na tarde desta quarta-feira, 23. O encontro on-line faz parte de uma série de atividades da tradicional campanha de setembro, intitulada ODS na Prática, em comemoração à data da adesão brasileira aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, apresentou projetos da entidade, que se tornou signatária do movimento em 2019, que envolvem os ODS. Entre eles, o Prêmio Acic de Matemática, realizado desde 2014. A educação, ODS 4, foi uma das bandeiras elencadas pela Acic na última década.

Recentemente, a associação empresarial, juntamente com o Núcleo de Meio Ambiente da entidade, também lançou o Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental para reconhecer às empresas associadas com iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social.

Além disso, o Banco de Talentos, importante ferramenta de aproximação entre as empresas e os profissionais no mercado de trabalho também foi destaque entre os cases apresentados. “Acreditamos que somente conseguiremos atingir esses 17 ODS quando a educação for transversal a todos os objetivos. A crença da associação é de que toda a transformação da sociedade só se dará por meio da educação. Dentro desse contexto, criamos uma ação  para modificar o cenário da qualidade de ensino da nossa região e assim surgiu o Prêmio Acic de Matemática. A escolha da disciplina de Matemática foi justamente com o propósito de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, ligado ao momento atual das novas tecnologias”, explica a diretora executiva da entidade.

O superintendente institucional e de operações da Facisc, Gilson Zimmermann, coordenador geral do Movimento ODS SC, também foi um dos participantes do encontro, e reforçou a importância do tema. “Temos uma agenda desenhada para o ano de 2030 e o Brasil é signatário, juntamente com mais 192 países dentro da ONU, onde se estabeleceu a prerrogativa da Agenda 2030. As empresas têm enxergado a importância dos ODS, especialmente àquelas ligadas ao mercado internacional. Primeiro passo é conhecer os ODS e ver como eles podem se encaixar no seu negócio, escolhendo aqueles que de alguma forma já fazem parte da rotina da empresa, fomentá-los, criando também novas ações”, destaca.

Organizações precisam estar
atentas ao movimento

O webinar foi mediado pela coordenadora geral do Comitê Criciúma, Regina Freitas Fernandes, que chama a atenção para o alinhamento das organizações aos ODS,  visto que eles fazem parte de uma pauta universal.

“A empresas representam uma peça essencial nesta engrenagem, e é primordial que ajustem suas agendas aos objetivos. Sua empresa não precisa, nem deve trabalhar com os 17 ODS desde o início. O mais estratégico é atacar os objetivos que tenham relação direta com o seu core business. Não se deve, porém, perder a visão sistêmica de que todos estão interligados, entendendo sempre como os ODS escolhidos podem afetar os outros”, esclarece.

“Ajustar a sua estratégia de negócios frente uma agenda global como os ODS é um recurso importantíssimo para identificar novas e promissoras oportunidades de negócios. Além de aumentar seu valor perante aos stakeholders, sua empresa também aumenta o valor da sustentabilidade corporativa e a chance de influenciar as políticas públicas”, conclui.

Em Santa Catarina, são 612 signatários, 11 comitês locais, incluindo 61 municípios.

O que são os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Os 17 ODS envolvem temáticas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, redução das desigualdades, governança, entre outros aspectos.