Compartilhe
Com o intuito de aumentar os estoques de sangue e derivados, que historicamente reduzem durante o inverno, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove a campanha Junho Vermelho, ação que conta com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Segundo Daniela Elias, analista do setor de Captação de Doadores do hemocentro de Criciúma, é comum os estoques baixarem nesta época do ano por conta do frio, das doenças respiratórias e das férias escolares.
“Mas quem precisa de sangue não pode esperar e o suprimento só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias. Por isso, com o slogan ‘Junho Vermelho: conectando você com a solidariedade’, a rede Hemosc deseja mobilizar a população para que todos reflitam sobre a importância desse ato solidário que salva vidas e tornem essa ação uma rotina de cidadania”, reforça Daniela.
Ela lembra que a necessidade de sangue seguro é universal, para atender a demanda de diversos tratamentos e intervenções urgentes de todos os tipos, ajudando pacientes que sofrem de condições de saúde com risco de morte. Além de apoiar procedimentos cirúrgicos complexos e ter papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Há pessoas que precisam de transfusões durante toda a sua vida, como portadores de talassemias e anemia falciforme.
“Entre as principais bandeiras da Acic está a saúde e, por isso, a entidade se engaja e apoia ações, projetos e programas que a promovam, como é o caso do Junho Vermelho. Convidamos os empresários e profissionais associados para que difundam amplamente essa ação, mobilizando seus colaboradores e a comunidade de forma geral, para que a campanha alcance os objetivos propostas”, declara o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Saiba mais
Com 35 anos de história, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina é responsável por 99% do sangue coletado e transfundido no Estado e todas as suas bolsas possuem o mesmo padrão de qualidade.
Em Criciúma, o Hemosc está localizado na Avenida Centenário, 1.700, Bairro Santa Bárbara, atendendo das 9h às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O atendimento ocorre também em um sábado por mês, das 7h30min às 12 horas, sendo em junho neste final de semana (dia 10). O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo telefone (48) 3444-7410 ou no site www.hemosc.org.br/.
Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
– Pesar acima de 50 quilos;
– Estar alimentado e se sentindo bem de saúde;
– Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
-Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.