Compartilhe
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu nesta semana um encontro on-line para receber os novos associados da entidade. Mais de 130 novas empresas e profissionais se associaram neste ano, juntando-se aos demais 1.500 que já integram o quadro associativo. Os empreendedores fizeram um breve relato sobre as empresas e porque se associaram: estão em busca de conhecimento, troca de informações, networking, querem integrar uma entidade representativa e fazer novos negócios.
Durante o encontro, foram apresentados os benefícios de fazer parte da ACIC, como as possibilidades de fazer novas conexões e negócios, ter à disposição soluções empresariais que contribuem na gestão das empresas e participar de ações, eventos e capacitações que auxiliam para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, falou da representatividade da entidade que, além de oferecer serviços diretamente aos associados, atua na sociedade e com os poderes públicos em busca de melhorias para a classe empresarial. “Neste ano, mesmo com a pandemia, fizemos 34 reuniões semanais da diretoria, 28 reuniões externas, 21 representações em eventos, 406 reuniões da entidade, duas reuniões do Conselho Deliberativo e uma do Conselho Consultivo, uma viagem e concedemos 45 entrevistas”.
Akimoto ressaltou que em março, logo na primeira semana quando foi decretada a paralisação das atividades econômicas não essenciais em todo o Estado, com muita rapidez a ACIC lançou as 10 medidas para enfrentamento à pandemia. “Com o avanço da covid-19 e pelas demandas dos associados e protagonismo da diretoria da ACIC, hoje são 20 medidas que vêm auxiliando esse enfrentamento e fortalecendo, através do associativismo, as empresas, a comunidade e as pessoas, para juntos superarmos essa pandemia e tirarmos grandes aprendizados de tudo que estamos vivendo”. Entre as ações estão orientação jurídica e tecnológica gratuita, criação do Fundo Garantidor para facilitar o acesso ao crédito, projeto Mentoria Solidária, criação do selo “Produzido em Chapecó”, campanhas para arrecadação de recursos ao Hospital Regional do Oeste e para a retomada responsável da economia.
Para o novo associado Matheus Bonamigo, da Crino – International Hub of Creativity and Innovation, o networking e as conexões são importantes para troca de experiências e crescimento. “Proporcionamos um despertar criativo nas pessoas, de modo a desenvolver atitudes criativas direcionadas para a inovação e resolução de problemas complexos, fazendo disso um hábito. Tudo tendo a neurociência como peça-chave. E para isso decidimos nos juntar à ACIC, que realiza um trabalho fundamental para o desenvolvimento da sociedade chapecoense, dispostos a contribuir e aprendermos juntos”.
O integrante do Núcleo de Automecânicas, Michel Bonadeo, da Toreto Auto Center, é associado e nucleado desde 2018. De acordo com ele, o núcleo é uma família. “O aprendizado tem sido muito grande, tanto pessoal quanto profissional. O nosso setor muda bastante e graças ao núcleo conseguimos participar de capacitações acessíveis, conhecer pessoas e nos mantermos atualizados. É preciso dedicação, mas é dessa maneira que obtemos resultados”, relatou.
Os núcleos empresariais são outra possibilidade de se envolver e participar ativamente da entidade. Atualmente, a ACIC possui 12 núcleos setoriais, multissetoriais e multitemáticos que envolvem mais de 250 empresas. Os núcleos são grupos de trabalho formados por empresas associadas, os quais oportunizam o aumento da competitividade, promoção do setor e desenvolvimento das organizações com a troca de conhecimento, auxiliando na criação de novas estratégias. Também incentivam a busca de novos mercados, tecnologia, inovação e desenvolvem lideranças.