Compartilhe
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) apresentou, nesta semana, o segundo relatório de sustentabilidade da entidade. O documento contempla alguns dos principais fatos ocorridos durante a gestão 2020/2021. Podem ser conferidos dados cronológicos e informações sobra a ACIC, seus principais acontecimentos históricos, sua estrutura, os núcleos e seus números.
A estrutura do relatório foi inspirada nos cinco eixos de atuação para o alcance do desenvolvimento sustentável e metas da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
O relatório foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade da ACIC. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Taíse Perondi, que elaborou o documento junto com os nucleados Sady Mazzioni e Roberto Deitos Filho, trata-se de uma ferramenta de diálogo com todas as partes interessadas, dentro e fora da entidade. “O documento mostra para a sociedade que a ACIC está preocupada com os impactos da sua atividade na comunidade e que está acompanhando seus indicadores internos. É a maneira transparente da organização apresentar como são realizadas suas operações e que está engajada nos processos de melhoria contínua”.
Taíse explica que um dos grandes objetivos do relatório de sustentabilidade é a transparência e expor ações de ESG: ambiental, social e de governança. “O relatório mostra dados quantitativos e indicadores que demonstram as ações da ACIC. O documento deste ano é relativo ao período de 2020 e 2021, quando tivemos a pandemia e mostra diversas frentes da entidade para contribuir com as empresas e com a comunidade”.
A coordenadora do Núcleo reforça que ter um relatório de sustentabilidade é importante para todas as empresas. “Queremos criar essa cultura na nossa região, que é uma grande exportadora. Atualmente, os grandes investidores, assim como importadores, exigem o documento”, frisa.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, reforça que o Relatório de Sustentabilidade demonstra e comprova que a entidade está preocupada com os impactos da sua atividade na comunidade e que está acompanhando seus indicadores internos. “É uma importante ferramenta para comparar a evolução das nossas ações sociais, ambientais e de governança. Entendemos que a sustentabilidade pode ser considerada uma faceta da responsabilidade social, uma forma de conduzir a organização de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social”, pondera.
O relatório também recebeu contribuições do presidente da ACIC na gestão 2020/2021, Nelson Akimoto, e da equipe interna da entidade. Está disponível no site da ACIC: www.acichapeco.com.br.