Compartilhe
A atuação da Associação Empresarial de Brusque, a estrutura e representatividade da entidade conquistada ao longo de sua trajetória, foram enaltecidas na manhã desta quarta-feira, 3 de fevereiro, durante visita do vice-presidente da Regional Vale do Itajaí da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Rinaldo Luiz de Araújo e da consultora regional do Vale e Alto Vale, Caroline Favero Kalvelage. Na oportunidade, eles foram recebidos pela presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti e pelo vice-presidente, Marlon Sávio Sassi, momento em que conheceram toda estrutura do prédio do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, onde a associação está instalada, além do próprio andar utilizado pela entidade.
Durante o encontro, a presidente Rita apresentou o projeto de melhorias arquitetônicas da ACIBr, que contempla a reforma de todas as áreas da entidade e ainda a criação do Stúdio Hub, que deve ser inaugurado no mês de março. Em seguida, a presidente e o vice-presidente da ACIBr apresentaram as principais ações realizadas pela entidade no ano de 2020, o planejamento para 2021 e enalteceram a atuação dos 21 Núcleos Setoriais e as ações que eles desenvolvem.
Araújo ressaltou a forte cultura associativista do município de Brusque, a qual serve de exemplo e deve ser levada a outras cidades e regiões do Estado de Santa Catarina, que ainda não acreditam na força dessa união. Ele frisou ainda que desde que assumiu a vice-presidência regional da Facisc, tem como foco encontrar formas e buscar experiências de ACIs estruturadas e atuantes, como é o caso da ACIBr, para criar um modelo que possa ser levado a outras cidades, a fim de que também lá as associações se desenvolvam e fomentem o associativismo.
Uma das iniciativas que chamou bastante atenção de Araújo foi da ACIBr agregar dois Núcleos de Empresários das cidades de Botuverá e Guabiruba, oportunizando representatividade aos empreendedores desses municípios de buscar soluções em comum através do associativismo, contando com a estrutura e força da associação.
Pleitos em comum
O encontro também foi o momento de discussão de pleitos em comum das associações empresariais e da atuação da Regional com relação a isso. Segundo Araújo, existem bandeiras que serão trabalhadas e fortemente abordadas pela Regional, que está finalizando agora seu planejamento estratégico. “São bandeiras relacionadas à BR-470; à Bacia de Evolução do canal do Porto de Itajaí, que é um problema que afeta a economia da nossa região de uma forma muito direta; o Aeroporto de Navegantes que tem sido um assunto bastante debatido e interfere na nossa autonomia enquanto operadores de logística aérea; as marginais da BR-101; enfim, são diversas vertentes, sempre focando a Regional para as questões de interesse das associações e de toda classe empresarial. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com as associações para que possamos também servir de facilitador, a fim de que as demandas de cada ACI possam ser resolvidas com o apoio da Regional e da Facisc”, complementa.
Para a presidente Rita Conti, a visita de Araújo foi bastante produtiva e demonstra a abertura que a entidade tem de ter ainda mais representatividade com a união de forças por pleitos em comum com as demais associações. “Começamos o ano de forma muito positiva, tivemos a presença do presidente da Federação e agora do vice-presidente regional. Está sob o comando de Araújo a nossa associação, como também as ACIs de Navegantes, Itajaí, Gaspar, Blumenau e tantos outros municípios. Ficamos honrados com a presença dele porque realmente Brusque faz a diferença. Nossos cases de sucesso, nossas ações e dos próprios Núcleos Setoriais, o envolvimento da entidade com o poder público, com o próprio Conselho das Entidades, demonstram que temos muito a contribuir e tudo isto será levado por Araújo como exemplo para outras associações. Além disso, fico muito feliz com esta visita, porque podemos também amplificar os nossos pleitos. Um deles é a melhoria do acesso entre Brusque e Gaspar, o que devemos unir forças com os presidentes das associações da região e prefeitos para buscarmos isso; a construção da Barragem de Botuverá, que precisamos realmente avançar e tirar do papel; a resolução do gargalo da SC-486 com o trevo da BR-101, entre tantas outras questões que surgirão. Então foi muito importante esta reunião, para colocarmos os nossos pleitos de forma presencial, através de um diálogo direto”, ressaltou a presidente da ACIBr.