Compartilhe
Na noite desta segunda-feira, 24 de julho, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu a palestra “Inovação e criatividade para resolver problemas”. Ministrada pelo executivo da ACI de Rio do Sul, Gabriel de Borba Neto, a capacitação desperta nos empresários seu lado criativo para enfrentar as diversas situações e conflitos que surgem no dia-a-dia de seus negócios.
Segundo o palestrante, na infância essa qualidade é mais aflorada e com o processo de crescimento e amadurecimento, as pessoas vão deixando de exercitar esse lado criativo.
“O foco principal é a inovação e criatividade. Trago provocações práticas e exemplos de como estimular esse lado criativo que todos nós tínhamos quando éramos criança e vamos perdendo conforme chega-se a vida adulta. Além disso, vamos fazer com que esse afloramento motive e provoque o mesmo sentimento em quem está em volta, fazendo a equipe inteira ser mais dinâmica e competitiva”, explica Neto.
Ele ainda ressalta a importância de inovar no mundo do empreendedorismo e como essa característica auxilia nos desafios de administrar uma empresa e sua equipe. “Costumo dizer que novos problemas surgem todos os dias, mas estamos tentando resolvê-los com antigas ideias. Precisamos pensar fora da caixa, exercitar nossa criatividade e buscar novas soluções. Assim conseguimos aumentar nosso tempo de resposta e a capacidade de resolver problemas, nos tornando mais competitivos e, por consequência, melhorando performances e resultados”, afirma.
Expectativas
Entre os mais de 60 participantes estava Gilmar Rafael Otto, associado da ACIBr. O engenheiro diz que, como empresário, é importante sempre buscar conhecimento. E ele vê a palestra como uma temática que agregará na vivência da empresa.
“Como empresário nosso objetivo é sempre procurar fazer o melhor, buscando conhecimento. Então isso é o que me motivou a vir para palestra: aprender um pouco mais. A minha expectativa é aprender para, posteriormente, levar esse conteúdo para a empresa e disseminar o tema com os meus funcionários”, frisa Otto.
Da mesma forma, Roberta dos Santos Wandrey, considera a temática de extrema importância. Ela, que possui uma gráfica, explica que a criatividade é um fator necessário em sua área de atuação. “Acredito que conhecimento nunca é demais. E com certeza a palestra de hoje vai agregar muito para a empresa. Precisamos sempre trabalhar com a inovação, e consequentemente, precisamos exercitar a nossa criatividade”, afirma.
Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE)
O consultor comercial da ACIBr, Douglas Lima Pereira, explica que a palestra faz parte do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), e em parceria com a ACI de Rio do Sul, trouxe o tema de grande relevância para o dia a dia dos empresários.
O PGVE é um programa criado para empreendedores alavancarem os seus próprios negócios e desenvolverem-se no associativismo. A capacitação é voltada a proprietários e/ou dirigentes de empresa com graduação e experiência em gestão; dirigentes sem formação específica, mas com experiência em gestão e novos empreendedores e/ou filhos de empresários na linha sucessória com formação superior.