ACIBr empossa nova diretoria para o biênio 2021/2023




A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou na noite de segunda-feira, 22 de novembro, a solenidade de posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Deliberativo, e coordenadores de Núcleos setoriais e multissetoriais da entidade para a gestão 2021/2023. O evento, realizado na Sociedade Santos Dumont, reuniu diversas lideranças empresariais, políticas, bem como representantes de entidades da região e do Estado.

Na oportunidade, a empresária Rita Cassia Conti assumiu sua segunda gestão à frente da ACIBr, após ter sido reeleita, tendo o também empresário Marlon Sávio Sassi como vice-presidente.

O evento ainda celebrou os 87 anos de fundação da entidade, formada em 2 de outubro de 1934.

Superação e associativismo

Em seu discurso, Rita enalteceu a importância do associativismo, fundamental em sua última gestão, para impulsionar as adaptações e reinvenções necessárias, frente à pandemia da Covid-19. “Sem dúvida esses dois últimos anos podem ser considerados uma jornada inesperada, um período que nos fez compreender este grande exemplo que é se doar pelo associativismo, para que, juntos, possamos crescer, evoluir, gerar emprego, renda e prosperidade. Em tempos de pandemia, nos orgulhamos das adaptações que foram feitas. Através delas, permanecemos atuantes, assumindo com coragem nosso protagonismo de mediar diálogos entre o poder público e as entidades de classe. Assim, chegamos aos 87 anos de ACIBr, conduzindo com respeito este legado que nos foi confiado, com ética, transparência, integridade e credibilidade”, disse a presidente.

Rita ainda elencou quatro conquistas da última gestão, que comprovam o crescimento da entidade, mesmo diante de anos tão adversos: maior número de associados; três novos Núcleos formados; modernização e conectividade da sede; e a da construção do Studio HUB, com apoio de empresas parceiras.

Para a próxima gestão, a presidente também citou as principais bandeiras defendidas. “Na área da segurança pública, o aumento de efetivos militares e civis, com uma distribuição mais igualitária de policiais em Santa Catarina; na área da infraestrutura, a conclusão das alças de acesso da Rodovia Antônio Heil com a BR-101, a duplicação da Rodovia Ivo Silveira e um novo acesso entre Brusque e Guabiruba; o lançamento do edital de licitação da Barragem de Botuverá; a manutenção da Unidade Prisional Avançada (UPA); a conclusão das obras no Centro de Inovação de Brusque; a construção de uma segunda pista no Aeroporto de Navegantes; o fortalecimento de nossos Núcleos setoriais e multisetoriais; e mais proximidade e envolvimento com as Federações, Facisc e Fiesc.  Que tenhamos saúde e perseverança nesta nova jornada e que possamos seguir construindo uma história de futuro, com inovação, e conectando gerações”, enalteceu.

 

Representatividade

Também presente no evento, a vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, enfatizou a importância da organização das classes e da união de forças para a conquista de objetivos comuns. Segundo ela, os princípios do associativismo impulsionam o desenvolvimento econômico do Estado e tornam Santa Catarina mais competitiva no país. “O Governo não é quem está à frente do Estado, mas quem gera todo esse desenvolvimento. Quem cria é o setor produtivo. E a força do catarinense, bem como sua forma de trabalhar, envolve o associativismo e é determinante para esse sucesso que é Santa Catarina. Entendo o Estado como um indutor e apoiador do desenvolvimento, e estamos à disposição dos empresários. Além disso, estou muito feliz em estar aqui, comemorando esses 87 anos da ACIBr, uma entidade de grande representatividade, e que hoje celebra a posse, mais uma vez, de uma mulher em sua presidência”, elogia.

Da mesma forma, o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, destacou o papel da economia catarinense e em especial do empresariado, em prol do desenvolvimento econômico. “Santa Catarina tem demonstrado seu potencial através dos empresários, em termos de desenvolvimento. É um Estado extremamente diversificado em sua economia, mas com uma grande simbologia, de empreendedorismo, e de resultados sempre favoráveis no âmbito econômico. E hoje viemos celebrar o papel da ACIBr nesse contexto, trazer uma mensagem de apoio, de reconhecimento e felicitação, por esse momento tão importante para a entidade que empossa sua nova diretoria e celebra 87 anos de fundação”, enfatiza.

Para o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), André Armin Odebrecht, o associativismo se apresenta como uma oportunidade de integrar a comunidade e está presente, como marca, em muitas conquistas de Brusque e da região, nestes últimos 87 anos de presença da Associação Empresarial. “E o trabalho da Rita, especialmente, nos orgulha muito. Ela é uma expressão de liderança, em um momento em que a presença das mulheres é fundamental para criar um caminho de desenvolvimento sustentável, que vai trazer os aspectos do empreendedorismo, de gestão e de uma conotação social cada vez mais justa e efetiva, que é o futuro dos negócios. O dia de hoje, com presenças tão importantes, mostra que este trabalho, sem dúvida, vai continuar e ser maior daqui para frente, com mais possibilidades, mais ações e mais experiências. Fico satisfeito de estar aqui, prestigiando um evento tão importante na história do associativismo de Brusque e de Santa Catarina”, enfatiza.

Homenagens

A solenidade de posse também contou com algumas homenagens concedidas. A primeira delas foi um minuto de silêncio, em respeito às vítimas da Covid-19, seus familiares e amigos.

Em seguida, como forma simbólica de reconhecer o trabalho heroico prestado pelos profissionais da saúde, no município e na região, foram entregues duas placas: ao ex-secretário de Saúde de Brusque, Dr. Humberto Fornari, e ao atual secretário de Saúde de Brusque, Dr. Osvaldo Quirino de Souza.

Outro importante momento na cerimônia foi o lançamento do ‘Prêmio InspirACIBr’ que em sua primeira edição reconheceu o mérito industrial, social e associativista do empresário e ex-presidente da entidade, Ingo Fischer. O prêmio busca homenagear as pessoas que transcendem o envolvimento social e se tornam exemplos e inspiração.

Ao final do evento também foi concedida uma bênção ecumênica, pelo padre Silvano João da Costa, representando a Paróquia São Luís Gonzaga, e pelo Pastor Cláudio Schaefer, representando a Comunidade Evangélica Luterana de Brusque.

Rita Cassia Conti

Cumprindo o segundo mandato, para o biênio 2021/2023, Rita Cassia Conti foi a primeira mulher eleita presidente da entidade em mais de oito décadas de história. A empresária atua na associação desde 2009, ocupando cargos como diretora dos Núcleos, diretora financeira, entre outras funções. Foi presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST) entre 2013 e 2021. Também está na atual diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) como segunda tesoureira pela segunda gestão consecutiva, sendo a primeira mulher a integrar a mesa diretora principal da entidade em toda a história. Participa da Fiesc desde 2014 e é 2ª Vice-Presidente da Fundação Empreender. Além disso, também integra o Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) desde 2019.

 

Colaboração: Assessoria de imprensa ACIBR

Fotos: Juliano Krieger