Compartilhe
A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) reuniu na noite de ontem, 11 de dezembro, os coordenadores e vice-coordenadores dos seus 22 Núcleos Setoriais, para um momento de confraternização e de balanço das atividades realizadas ao longo do ano de 2017. O encontro aconteceu no Restaurante do Nido, em Botuverá.
Na oportunidade, o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, abriu os trabalhos destacando a importância dos núcleos para a entidade e para as cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. “Estamos muito felizes porque hoje é um momento de comemorar as conquistas dos nossos 22 núcleos durante o ano de 2017. Nossos núcleos são muito atuantes, ficamos muito contentes com isso, pois demonstra o empreendedorismo nato da nossa classe, e cabe a nós darmos esse apoio, para que eles cresçam cada vez mais. Nossos núcleos demonstram para toda classe empresarial que a ACIBr não é uma entidade somente de grandes empresas, mas sim de todas as empresas. Hoje, 80% dos nossos associados são micro e pequenas empresas e esses associados participam efetivamente dos núcleos. Ali estão os líderes de cada setor, de cada ramo de comércio, indústria ou serviço, representados em nossos núcleos, que abrangem uma grande gama de empresas. E nós como associação queremos que esse movimento de núcleos cresça e dê frutos, como o Festival Nacional da Cuca, o Temperô, a Multifair, o Feirão de Imóveis, como todas as missões realizadas em empresas do Estado, do Brasil e até do exterior”, enalteceu.
Segundo Habitzreuter, o principal objetivo da ACIBr é o desenvolvimento econômico das regiões onde está inserida, pois através disso é possível alcançar o desenvolvimento social e todos ganham com isso. “Nossas empresas indo bem, nossos funcionários vão bem, nossa sociedade vai bem. Queremos que essas ações se multipliquem cada vez mais e nós, enquanto entidade, vamos dar apoio para que esses nucleados se desenvolvam tanto como empresários, como empresas, desenvolvam também seus colaboradores e assim todos nós conseguimos ganhar como sociedade, como classe empresarial”, complementou.
Na sequência, o diretor de Núcleos da ACIBr, Marlon Sassi, ressaltou a importância que os Núcleos Setoriais têm hoje dentro da entidade e para os municípios. “É muito importante reunirmos esse grupo que hoje representa 54% das empresas associadas à ACIBr. São empresas ativas dentro da associação empresarial. Começamos com o planejamento estratégico algum tempo atrás, pensando que os núcleos deveriam criar ações para se fortalecerem. E estamos notando que essas ações planejadas por eles, estão ganhando corpo e tomando um papel que o município não conseguia fazer, porque a cada mudança de administração municipal, todos os projetos do prefeito anterior iam embora e quando começava uma nova gestão, se não era do mesmo grupo, se começavam projetos novos. E percebemos que os projetos que estão acontecendo na cidade via núcleos ACIBr, não param. Todas as gestões municipais que vêm, acabam apoiando e os eventos crescem cada vez mais, um exemplo disso é o Festival Nacional da Cuca. Diante disso, eu acredito que há muitas situações turísticas, de apoio ao empreendedor, ao empresário, que se a ACIBr tomar frente, nós vamos crescer cada vez mais, independente das mudanças políticas”, frisou.
Durante o encontro, os consultores da ACIBr apresentaram as principais ações de cada Núcleo Setorial e alguns projetos que serão colocados em prática a partir de 2018. “Sou um apaixonado por núcleos. Eu gosto dessa ideia de que as empresas têm que manter suas características, porém, os problemas em comum precisam ser enfrentados em conjunto. E estamos criando uma forma de fazer isso que integra e cria laços de amizade e junto com isso vêm compromissos éticos, de valores morais e acho que talvez seja esse o caminho que a nossa sociedade está precisando para criar um clima de mudanças que tanto gostaríamos que ocorresse em nosso país”, completa Sassi.
O Programa Empreender
Os Núcleos fazem parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.