Compartilhe
Os presidentes da Acibig e CDL de Biguaçu, Sandra Molinaro e Renato Petry, e a consultora da Facisc (Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina), Carina Casanova Pires, apresentaram, na manhã desta quinta-feira, 27, ao prefeito Ramon Wollinger e ao vice-prefeito eleito, Vilson Norberto Alves, o Plano de Desenvolvimento Local (DEL).
O DEL foi desenvolvido pela Facisc, com base em projeto alemão, para que a iniciativa privada auxilie o poder público a desenvolver os municípios dentro de suas vocações e identificando novas potencialidades e trazendo recursos significativos à administração pública.
“Nosso dever é apresentar sugestões que efetivamente contribuam para que Biguaçu cresça e se desenvolva de modo sustentável e ordenado, pois o potencial do município é muito grande. O DEL funciona. É um plano de gestão e captação de recursos com começo, meio e fim,” argumentou Sandra Molinaro, salientando que trata-se de um legado para a administração pública.
Carina Pires detalhou o DEL aos gestores públicos, que já haviam conhecido o plano durante a campanha eleitoral.
“O DEL é uma plataforma de diálogo que planeja para 20 anos e funciona com o desenvolvimento da sociedade com pessoas atuando de maneira voluntária. É criado um conselho com 15 membros titulares e 15 suplentes. O DEL também permite captar recursos federais, estaduais, privados e internacionais,” explicou ela.
RECEPTIVIDADE
Vice-presidente regional da Facisc, Robson Rodrigo de Carvalho, também participou da reunião. “O detalhe é que é um projeto que não é pronto, adaptando-se à economia local,” acrescentou.
O prefeito Ramon Wollinger gostou da proposta e vai avaliar com sua equipe a viabilidade de sua implantação em Biguaçu a partir de 2017. “Temos que andar com nossas próprias pernas. Não dá pra ficar só dependendo do governo federal e do estadual,” afirmou ele.
O vice-prefeito eleito, Vilson Norberto Alves, enalteceu o DEL. “Esse é o caminho. É gestão. É muito importante que a Acibig, a CDL e a Facisc contribuam dessa maneira. Assim, dividimos as responsabilidades,” destacou ele.