Acib recebe embaixador da Indonésia e debate parcerias entre os dois países




Na segunda-feira (4), o cônsul honorário da Indonésia, Luiz Carlos Barravieira Junior, vice-coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da Acib, recebeu na entidade o embaixador da Indonésia, Edi Yusup, acompanhado do diplomata para assuntos econômicos Ibnu Swantoro e do diplomata responsável por assuntos relacionados a cultura e educação, Bagas Wisang. Na Acib, Barravieira recebeu um documento oficial assinado diretamente pelo presidente da Indonésia, Joko Widodo, o nomeado oficialmente como cônsul honorário da Indonésia no Sul do Brasil. Ele havia recebido a titulação no ano passado, desde quando vem exercendo a função, porém ainda faltava formalizar o processo, que sofreu atrasos devido à pandemia.

 

Como parte da programação da visita, o embaixador conheceu as empresas Segalas e Upper Pneus. A primeira estuda a possiblidade de importação de proteína e alimentos secos da Indonésia. A segunda trabalha com a perspectiva de um outlet de pneus, trazendo os produtos diretamente da Indonésia e revendendo no Brasil. 

 

Intercâmbio acadêmico

 

A comitiva, acompanhada do cônsul, também fez uma visita à Furb. Em conversa com a professora Marcia Sardá Espindola, reitora da universidade, e com o professor David Bilsland, coordenador do setor de relações internacionais da Furb, indicaram interesse na aproximação com o Brasil e destacaram a educação como importante caminho. O embaixador também visitou o campus 2 da universidade e o Centro de Inovação Blumenau, e disse que vislumbra muitas oportunidades de parceria. 

 

“A visita à Furb é fruto de uma demanda que recebi do embaixador Edi Yusup de promover, além do comércio entre os dois países, o intercâmbio sociocultural e o fluxo de pessoas. Vimos na Furb a possibilidade de uma parceria estratégica para iniciarmos esse tipo de intercâmbio entre acadêmicos e professores de instituições de ensino do Brasil e da Indonésia. Neste caso em particular vem sendo estruturado um projeto de parceria entre a Furb e a University of Muhammadiyah Malang da Indonésia”, explicou Barravieira.

 

Além disso, o cônsul pretende promover a cooperação entre programas de especialização (mestrado e doutorado) e a  integração entre escolas de ensino fundamental e médio, tal como hoje já acontece entre a Escola Internacional Unisociesc de Blumenau e a Escola Cikal Cilandak de Jakarta, na Indonésia. “As crianças de ambas as escolas já fizeram aulas online em conjunto, bem como já trocaram correspondências comentando seus hábitos e costumes, sua cultura e seu modo de viver”, contou.