Acib envia ofício ao ministro da Educação apoiando federalização da Furb




A federalização da Furb tem sido uma das bandeiras levantadas pela Acib (Associação Empresarial de Blumenau). Na semana passada, a entidade enviou ofício ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, manifestando apoio à proposta de federalização da universidade. “Trata-se de uma demanda histórica da comunidade do Vale do Itajaí, respaldada pelas credenciais agregadas pela instituição, em uma região que representa mais de 30% da população e da economia do Estado de Santa Catarina”, aponta o documento, assinado pelo presidente Renato Medeiros.

 

“Para a Associação Empresarial de Blumenau, é fundamental que a cidade ofereça educação superior de qualidade e gratuita e que promova o desenvolvimento de pesquisas, exercendo importante papel na formação de profissionais qualificados para nossas empresas, melhoria de processos e inovação. Nesse sentido, reafirmamos nosso apoio incondicional à proposta de federalização da Furb, que contribuirá para o desenvolvimento social, econômico e cultural em Blumenau e região”, acrescenta.

 

A Acib faz parte do Conselho de Federalização da Furb, representada pelo empresário Marcos Belicanta. Criado por iniciativa da reitoria da Universidade Regional de Blumenau, o Conselho tem como objetivo informar, mobilizar e articular a comunidade regional em torno da proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da Furb, apresentada pelo senador Jorginho Mello.

 

“A criação de uma universidade federal no Vale do Itajaí é uma demanda de toda a comunidade local, não somente da Furb.  O Conselho reúne representantes da Universidade, do poder público, câmara de vereadores, entidades empresariais, do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes) e do Diretório Central do Estudantes (DCE)”, observa a reitora Marcia Sardá Espindola.