Compartilhe
Na última sexta-feira (12), a Associação Empresarial de Schroeder (Acias) promoveu uma reunião estratégica para tratar sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). O encontro contou com a participação do presidente da Acias, Norberto Weiss, do presidente da Facisc, Sérgio Alves, do diretor de assuntos do DEL da Facisc, Rogério Maldaner, do prefeito Felipe Voigt, do presidente da Câmara de Vereadores, Ildemar Zoz, entre outras autoridades.
Na ocasião, o consultor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina e do Centro de Profissionalização das Entidades Empresariais da Baviera, na Alemanha, Andreas Dohle, que acompanha os trabalhos desde 2019, falou sobre o processo de implantação do Programa em Schroeder.
“Como todo o trabalho na área de Turismo, começou com uma discussão [sobre] qual é a vocação para o turismo, quais os temas abordados. A gente criou a marca, acho que isso foi um passo fundamental, fez o mapeamento e sinalização dos roteiros, além da participação no evento Green Destinations, que busca a certificação de destinos sustentáveis pelo mundo”, ressalta.
Durante a reunião estratégica, foi abordada a demanda pela Consultoria para o Ciclo III que trata da revisão da Política de Desenvolvimento Econômica de Schroeder; a continuidade nos projetos referentes ao turismo e participação da rede DEL Turismo no Top 100 Green Destinations. Também foi abordada a importância de definir mais dois campos de competência; bem como o suporte e manutenção dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento e das Câmaras Técnicas.
“O encontro é importante para darmos o start no terceiro ciclo do DEL aqui em Schroeder. Nós tivemos o início lá em 2017 no primeiro ciclo, depois em 2019 nós tivemos o foco no Turismo, e agora a proposta é ampliar essa atuação, criando a mesma lógica nas outras áreas que serão definidas com o grupo”, explica o coordenador estadual do DEL em SC, Osmar Vicente.
DEL Turismo
O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local para o turismo– DEL Turismo é uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. Foi implantado por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, Facisc, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA.