Compartilhe
Você sabia que o valor pago por imposto nos primeiros cinco meses deste ano, já alcançou mais de 8 bilhões, até a metade da tarde da quarta-feira (24), segundo o impostômetro do site www.feiraodoimposto.com.br.
Porém, grande parte desse imposto não retornou, devido a corrupção, ineficiência e despesas públicas elevadas. Diante desse cenário, neste sábado (27), acontece mais uma edição do Feirão do Imposto, que já é considerado a maior mobilização de conscientização do Brasil, com o tema “Chega de Mão Grande”.
Em Videira a mobilização está sendo organizada pelo Núcleo do Jovem Empreendedor da Aciav no Parque Rio do Peixe. O coordenador da campanha e membro do Núcleo, Max Wolff, fala sobre a ação que será realizada no sábado e comenta que o grupo conta com a participação de um grande número de pessoas.
“Convidamos a população videirense que participe desse encontro que terá uma caminhada a partir das 10h00, passando pelas ruas centrais de Videira. Ao final, vamos retornar para o Parque onde estaremos concentrados repassando informações sobre a campanha”.
O movimento conta com mais de 100 municípios brasileiros que realizam ações simultâneas, colaborando com a conscientização da sociedade. Segundo o coordenador, nesta edição além de ressaltar e informar as pessoas sobre a alta carga tributária paga em impostos no Brasil, a campanha tem como objetivo alertar contra a corrupção e a favor da eficiência na aplicação de recursos.
“Esse ano a campanha é uma continuidade da proposta do ano passado, que era o Bumerangue do Imposto, afinal, o imposto do País é o único que vai e não e não retorna. Precisamos mostrar quanto pagamos de imposto em cada produto, para que as pessoas possam entender que desde o momento que acordamos já estamos pagando imposto. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e um dos piores retornos do mundo. E isso é devido a corrupção”.
Wolff, comenta também que os acontecimentos da semana, são de encontro com a campanha desse ano e faz um convite para que os videirenses participem desse importante movimento.
“Esse não é um movimento político, é um movimento de cada pessoa que queira protestar sobre o tema e entender um pouco mais sobre a ação. Com a sua participação podemos fazer uma mobilização bem grande, para que possamos conseguir uma mudança também dos nossos representantes na câmara de vereadores, deputados, prefeituras e até mesmo em Brasília”.
FEIRÃO DO IMPOSTO
O Feirão do Imposto surgiu em 2002 em Santa Catarina, com o propósito de disseminar a informação tributária de forma simplificada à população, logo alcançou notoriedade nacional.
Uma de suas grandes conquistas foi a aprovação, em 2012, da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.
Wolff, acrescenta que o Feirão do Imposto, não é uma ação partidária. “É um movimento que busca cobrar melhores aplicações dos impostos pagos em prol de toda a população”.
O Feirão do Imposto é um projeto legitimamente dos jovens empreendedores e empresários do Brasil, ligados a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE).