Compartilhe
Em parceria com o Departamento de Trânsito (Detru) da Prefeitura de São Bento do Sul, o Núcleo de Automecânicas da Associação Empresarial (Acisbs), tem participado das ações de conscientização do Maio Amarelo. No dia 23, uma palestra aos estudantes da Univille tratou do tema, com a apresentação do coordenador do Núcleo, Marcelo Huebl, e o representante do Detru, Cassiano Ruthes.
Por parte do Detru foi dado um apanhado da campanha, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajar-se nas ações voltadas ao trânsito” iniciou Cassiano.
Conforme ele, a Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
“O Brasil aparece em 5° lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, seguido por Índia, China, Estados Unidos, Rússia. Também na lista com mais acidentes estão Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntos, esses dez países são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito” completou.
O coordenador do Núcleo de Automecânicas, em sua apresentação, citou os tipos de manutenção preventiva, corretiva e preditiva aos estudantes. “É necessário realizar a troca de itens por tempo de uso, como óleo e correia dentada” frisou. Quanto a corretiva, Huebl disse que a manutenção é fundamental quando há quebra de algum componente. Já na parte de manutenção preditiva está o monitoramento do desgaste e da performance de componentes como pastilhas e amortecedores.
Ele falou também dos 10 motivos para fazer a manutenção preventiva: segurança no trânsito, economia de combustível, melhor desempenho, preservação do meio ambiente, evita multas, garante bom estado de conservação, valorização do preço na hora da revenda, evita falhas mecânicas e panes elétricas inesperadas, permite programação das despesas com o veículo, e responsabilidade social.
Marcelo comentou que o ranking de acidentes por falhas mecânicas, são: freios 49%; sistema de limpeza para-brisas 41,60%, sistema de iluminação 31,20%, suspensão 23% e pneus 25%.
Outras estatísticas:
– São 3.000 vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a 9ª maior causa de mortes no mundo.
– Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
– Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.
Check list para a manutenção do veículo:
Inspeção básica: óleo, arrefecimento, pneus, palhetas e água no reservatório, sistema de iluminação.
Inspeção secundária: oficina especializada, check list padrão.
Detru na Praça: neste sábado, 27, das 8 às 12 horas, a comunidade está convidada a participar do “Detru na Praça”. A ação ocorre na Praça Getúlio Vargas e conta com uma vasta programação preparada pelo Detru. O Núcleo de Automecânicas da Acisbs estará presente, repassando informações sobre a manutenção de veículos.