Compartilhe
A noite da última quarta-feira (22/3) marcou a primeira reunião de trabalho e constituição do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, na Associação Empresarial de Schroeder (ACIAS). A cidade de Schroeder no Norte de Santa Catarina implantou o DEL recentemente, que foi aprovado pelo executivo e o legislativo municipal.
De acordo com o consultor da Facisc, Osmar Vicentin, a partir da criação do conselho, etapa de institucionalização do programa no município, começará a discutir e planejar ações e projetos que visem ao desenvolvimento da cidade nos próximos anos.
A reunião foi aberta pelo presidente da ACIAS, Rogério Maldaner, que também assume o cargo de primeiro vice-presidente do Conselho do DEL. Na ocasião, Maldaner informou que todas as reuniões e atividades tanto do Conselho, quanto das Câmaras Técnicas serão desenvolvidas na ACIAS.
“Estou muito otimista com o projeto que nasceu dentro da ACIAS, por meio de uma necessidade levantada pelo diretor da Indústria da associação, Pedro Paulo Prá. Agora é o momento de descobrir e enfatizar as características que possam se tornar potenciais econômicos e turísticos da cidade”, afirmou.
O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, que assume o cargo de presidente do Conselho do DEL, agradeceu aos presentes por terem aceitado este convite de pensar e desenvolver Schroeder.
Dentre as atividades realizadas durante a reunião que foi conduzida pelo consultor do DEL da Facisc, Osmar Vicentin, foram elencadas as expectativas e os temas prioritários para o desenvolvimento de Schroeder para os próximos anos. São eles:
– Desenvolvimento Urbano (que inclui infraestrutura das estradas, abertura de novas vias, reordenação do trânsito, entre outras metas);
– Desenvolvimento Social (melhorias na saúde e na segurança pública, instituição de casas destinadas ao atendimento de dependentes químicos, entre outros).
– Desenvolvimento Econômico (geração de empregos, capacitação e educação empreendedora, identificação de vocação econômica da cidade, intensificação dos incentivos fiscais para abertura de novas empresas, entre outras);
– Desenvolvimento dos Serviços Públicos (que inclui reforma administrativa, fiscalização da destinação de recursos, entre outros).
Após as análises, surgiram temas macros que serão trabalhados na próxima reunião do Conselho do DEL, que ocorrerá no próximo dia 12 de abril, na sede da ACIAS.
Também com informações de Ana Carolina Warmeling