Compartilhe
Com o objetivo de conhecer os trabalhos realizados por outros órgãos e buscar ainda mais informações sobre o tema, o Coordenador do Núcleo Comunitário Contra Enchentes da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, Celso Fleischmann, Dorneles Simões de Oliveira juntamente com o Consultor Junior Sobczack e o Consultor Regional do Planalto Norte, Adriano Hüebner, estiveram na semana passada realizando uma visita técnica na Barragem de Foz de Areia, em União da Vitória/PR.
O município possui uma Comissão Regional Permanente de Prevenção Contra Enchentes do Rio Iguaçu. A sociedade de estudos contemporâneos – SEC-CORPRERI concebeu um programa a longo prazo, 20 anos, voltado a um sistema de previsão de cheia e alerta, prevenção, conscientização do poder público sobre instrumento de proteção, plano diretor, áreas sem proteção entre outros assuntos relacionados a enchentes. Com destaque em pensar no desenvolvimento da cidade de União da Vitória, um dos objetivos dos trabalhos é ampliar a consciência ambiental para convivência harmônica com o rio em todos os níveis, seja com relação ao lixo, esgotos, legislação florestal e conservação do solo.
O empresário Dago Alfredo Woehl, um dos idealizadores da sociedade de estudos, explicou sobre o programa, as soluções e o avanço durante os anos, assim como os problemas que a maioria das cidades enfrentam, a falta de recursos públicos para investimentos em prevenção. Celso relata a grande experiência. “A visita foi de extrema importância, gerando muitos conhecimentos. Trouxemos muitos materiais que iremos estudar juntamente com os integrantes do núcleo, para dar continuidade em nossas ações”. Ainda haverá mais uma visita em Joinville/SC nos próximos dias para conhecer os trabalhos realizados no rio Mathias, que possui histórico de cheias na região central da cidade.