Compartilhe
A Associação Empresarial de Campo Alegre (Aciaca), município de Santa Catarina, é a primeira associação empresarial do Estado de Santa Catarina a aderir à Rede do Brasil do Pacto Global da ONU. Em agosto de 2016, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) se tornou a primeira entidade empresarial catarinense a fazer parte do Pacto em um grupo de 12 mil participantes empresariais e não empresariais em 140 países do mundo.
De acordo com o presidente da Aciaca, Ingo Rusch Alandt, a iniciativa para a inscrição da ACI de Campo Alegre no Pacto, aprovada em janeiro deste ano, deve-se à entidade ser factível e modeladora de iniciativas convergentes aos novos segmentos econômicos e perspectivas de consumo global dos produtos elaborados localmente.
“Os 10 Princípios do Pacto Global, capitaneados por temas de profunda análise econômica e sociológica entre os players do mercado global, que se transfere aos nossos empresários associados, sob a tutela da Facisc, encontram-se alinhados com as preocupações das organizações públicas nacionais, internacionais e privadas, que buscam a sustentabilidade como foco das melhorias para o homem no planeta”, destaca Alandt.
Segundo ele, a Aciaca fará em sua gestão a publicização de normativas que se aplicam à governança corporativa no que se refere aos 10 princípios do Pacto, estimulando os gestores na sua aplicação junto aos colaboradores, bem como na sua rede de relacionamentos.
“Convém acrescentar ainda, que além das exigências normativas, é importante para os dirigentes empresariais focarem as demandas locais da comunidade, preocupando-se com estes princípios e a sua efetiva aplicação”, completou.
Sobre o Pacto Global
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A iniciativa do Pacto é para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.
As empresas buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas – incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.
O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Além de dar complementaridade às práticas de responsabilidade social empresarial e ser um compromisso mundial, o Pacto Global é uma iniciativa importante e base para a criação da ISO 26000 de RSE.
Imagem meramente ilustrativa: Pressfoto / Freepik