Compartilhe
Foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 15, a abertura da Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Concórdia. Na oportunidade, o presidente da ACIC, Cláudio Redin, deu início aos trabalhos, desejando boas-vindas aos presentes e destacando a importância das ações desenvolvidas pelos nucleados. “Os Núcleos são fundamentais para o fortalecimento da entidade e para a afirmação de uma ideia de associativismo – tão necessária para o crescimento das empresas”, assinala. O diretor de Núcleos da ACIC, Jean Paulo Oliveira, enalteceu a presença de mais de sessenta empresários no evento, que ocuparam a totalidade do espaço disponível no auditório da ACIC. “Estamos muito satisfeitos com a participação de todos, que estão aproveitando a oportunidade de ampliar seus conhecimentos”, pontua.
A Semana dos Núcleos Empresariais da ACIC iniciou com duas palestras: Reinvenção do papel de liderança na Era Exponencial com Joanylton (Joe) Ruthes – Vice Presidente de Service Market Logistics South America do Grupo Volvo Trucks e Mapa de Oportunidades usando NCM com Cléo Morche – Diretor da Catarina Produtos de Limpeza de Arabutã.
Joanylton Ruthes falou sobre o enfrentamento da pandemia, que trouxe dificuldades para algumas organizações. Ruthes lembrou que, mesmo neste período, muitas empresas cresceram. “A pandemia apenas acelerou o processo de reinvenção das empresas”, destacou. “Tudo aquilo que nós fazermos, temos que pensar em reinvenção, se quisermos sobreviver nessa era exponencial”, acrescenta. O vice-presidente do Grupo Volvo destacou que o processo primordial, que acelerou esse novo momento foi a introdução de novas tecnologias. “Essa mudança está muito influenciada pelo avanço tecnológico, mas a transformação passa principalmente pelas pessoas”, sublinha.
O diretor da empresa Catarina Produtos de Limpeza, Cléo Morche de Arabutã, comentou sobre o desafio de buscar novos mercados, especialmente, externos. “Estamos trabalhando para isso, buscando conhecimentos e ampliando relacionamentos em busca de um projeto de exportação. Estamos participando do Núcleo de Comércio Exterior da ACIC e isso tem nos dado um grande suporte”, observa.
A Semana dos Núcleos Empresariais é idealizada pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e o Sebrae/SC, contando com o forte apoio das Associações Empresariais do Estado. O evento movimenta os empresários de diversos segmentos da economia, integrantes dos núcleos empresariais do Programa Empreender através de: 599 núcleos no estado de Santa Catarina 93 ACIs contempladas com o Programa Empreender 130 Consultores locais e 9 Consultores regionais O Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais neste ano injetou R$ 3,8 milhões nas 53 ACIs participantes.