Compartilhe
O Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Turismo, reuniu a imprensa e demais convidados na noite desta segunda-feira, 12 de junho, no teatro do Centro Empresarial, para o lançamento do 10º Festival Nacional da Cuca. O evento está marcado para os dias 8 e 9 de julho, no Pavilhão da Fenarreco.
“É um projeto que integra os setores e tem a parceria do poder público, ou seja, trata-se de uma união muito positiva, que favorece o turismo e toda a população. Ao longo destas 10 edições, acompanhamos o crescimento das nossas panificadoras e o quanto a cuca se enobreceu, como patrimônio cultural de Santa Catarina e do Brasil”, destaca a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.
Na última edição, em 2022, mais de 18 mil pessoas prestigiaram o evento e cerca de cinco mil cucas foram vendidas em dois dias. “Neste aniversário de 10 anos esperamos que ainda mais pessoas conheçam nossa cultura, que mantém viva a tradição herdada de nossos ancestrais”, afirma a coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, Emily Dognini.
Parceria
Desde a primeira edição, o Festival Nacional da Cuca conta com a parceria da Prefeitura de Brusque. “É um evento que atrai o público local e turistas de diversas regiões e até de outros Estados. Somos felizes em ser parceiros do projeto, que valoriza a gastronomia da cidade e a cultura alemã, origem da nossa colonização”, comenta o prefeito interino, André Vechi.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir Jorge, também enaltece o festival. “Recebemos o certificado do Ministério do Turismo e acreditamos na importância do evento para o calendário da cidade. Estamos orgulhosos e honrados em fazer parte dessa história”, expressa.
Concurso
Durante o 10º Festival Nacional da Cuca, acontecerá o concurso “Resgatando a tradição da Cuca Alemã”, com o objetivo de estimular, valorizar e aprimorar essa cultura gastronômica. Para esta edição, a receita deve contemplar quatro dos sabores tradicionais: banana, coco, queijinho e abacaxi.
O concurso inicia no dia 8 de julho, a partir das 9h30, no Pavilhão da Fenarreco. Todas as receitas deverão ser preparadas no local, em um período máximo de duas horas. Entre os critérios avaliados pelos jurados se destacam: aparência, sabor, criatividade, viabilidade comercial e riqueza dos produtos, consistência da massa, ponto da massa, equilíbrio de recheio e higiene pessoal (avental, unhas, cabelos, bancadas).