Filtros

Tema

  • Assembleia Geral da Credioeste

    Economia & Competitividade

    Participar da Assembleia Geral da Credioeste reforça o papel da FACISC de colaborar para um ambiente econômico cada vez mais próspero em Santa Catarina. Por ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada a fornecer crédito a pessoas de baixa renda, muitas vezes colabora para que empreendedores informais passem a formalizar os seus negócios, a partir de incentivo financeiro.

  • Câmara de julgamento do Tribunal Administrativo Tributário

    Ambiente Legal & Regulatório

    O Tribunal Administrativo Tributário (TAT-SC) é formado por conselheiros, presidentes de câmaras, representantes da Fazenda e dos contribuintes, além de secretários e procuradores. Entre os participantes estão representantes da FACISC, que atuam em prol dos interesses da classe empresarial. Isso reforça o compromisso da Federação com um ambiente de negócios cada vez mais justo e competitivo. O TAT faz parte da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina e tem a função de julgar, em instância administrativa, disputas tributárias entre o contribuinte e o estado, evitando a necessidade de recorrer ao Judiciário.

  • Comitê Estratégico da Indústria do Sebrae de Santa Catarina

    Economia & Competitividade

    O Comitê Estratégico da Indústria do Sebrae de Santa Catarina é um grupo de lideranças empresariais e do Sebrae/SC que se reúne periodicamente para discutir o desenvolvimento estratégico do setor industrial catarinense. O comitê aborda temas como competitividade, inovação e o fortalecimento de polos industriais, realizando encontros itinerantes e buscando integrar diferentes setores para impulsionar o crescimento das empresas no estado.

  • Comitê Integra - Paz nas Escolas

    Comunidade & Educação

    Por meio de representante do Sistema, a FACISC faz parte do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), vinculado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A presença da FACISC reforça a representatividade do setor empresarial em temas de impacto social, levando ao comitê a visão das 149 associações empresariais filiadas. A Federação participa de forma ativa na construção de soluções conjuntas que promovam desenvolvimento humano, educação de qualidade e paz nas escolas catarinenses. O colegiado reúne representantes de diferentes instituições para discutir políticas de segurança e de convivência cidadã no ambiente escolar.

  • Conselho Estadual de Saneamento (Conesan)

    Sustentabilidade & Energia

    A FACISC atua como representante do setor empresarial catarinense no Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN), o que reforça o compromisso da Federação com o desenvolvimento sustentável e com a promoção da qualidade de vida. O CONESAN é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de caráter permanente, que compõe o Sistema Estadual de Saneamento. Tem como atribuições definir diretrizes, deliberar sobre ações e acompanhar a execução das políticas públicas voltadas ao saneamento em Santa Catarina, abrangendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

  • Comitê jurídico da CACB

    Ambiente Legal & Regulatório

    Por meio do Comitê Jurídico da FACISC, a Federação participa ativamente do Comitê Jurídico da CACB, sua confederação em âmbito nacional. Esta é mais uma forma de garantir que temas pertinentes ao empresariado catarinense sejam defendidos também na esfera federal. O Comitê Jurídico da CACB tem encontros trimestrais para organizar e ampliar as informações e garantir uma atuação coesa e embasada. O objetivo é estabelecer uma sintonia e ampliar a comunicação entre os departamentos jurídicos da CACB, Federações e Associações Comerciais da rede. Depois, alinhar um posicionamento entre as entidades e traçar estratégias de atuação em prol de cada pauta. Foi instituído em setembro de 2013, durante o 23º Congresso da CACB. É fruto das demandas políticas e institucionais do setor empresarial.

  • Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC)

    Economia & Competitividade

    Por meio do Conselho Estadual da Mulher Empresária, a FACISC integra o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC). O objetivo é garantir a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento de políticas que ampliem as oportunidades para mulheres no ecossistema empresarial catarinense e brasileiro. O CMEC é uma iniciativa nacional, ligada às federações empresariais, que estimula e fortalece o protagonismo feminino no ambiente de negócios e na sociedade. É um espaço de representatividade e articulação de lideranças femininas, incentivando o empreendedorismo, a inovação, a capacitação e a valorização da mulher empreendedora em todas as regiões do país. O Conselho também promove a cultura como instrumento de transformação social.

  • Plenário Conselho Estadual do Meio Ambiente - Consema

    Sustentabilidade & Energia

    Por meio da representação no Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC), a FACISC leva e defende demandas e interesses do setor produtivo na criação e normatização de políticas públicas ambientais no âmbito estadual. Este é mais um exemplo do compromisso da Federação com temas que impactam o setor produtivo catarinense. O Consema é um órgão superior de caráter colegiado, consultivo, normativo e deliberativo responsável por orientar as diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente, definidas no Plano de Governo. Câmaras do Consema das quais o Sistema FACISC participa: - Câmara Técnica Agroflorestal (CTAFLO) - Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos (CTAJ) - Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental (CTL) - Câmara Técnica de Resíduos (CTR) - Câmara Técnica de Saneamento (CTS) - Câmara Técnica Educação Ambiental (CTEA)

  • Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Celesc

    Sustentabilidade & Energia

    A FACISC participa ativamente do Conselho de Consumidores da Celesc (CONCCEL), órgão consultivo responsável por representar os interesses dos usuários de energia elétrica em Santa Catarina. O objetivo é trabalhar para um fornecimento justo, eficiente e alinhado com as necessidades do setor produtivo e do desenvolvimento econômico do estado e representar o empresariado no ambiente regulatório da energia. Por meio dessa atuação, a FACISC contribui para o diálogo entre consumidores, concessionária, órgãos reguladores e demais instituições ligadas ao setor energético. O CONCELL foi instituído pela Resolução nº 451 da ANEEL. É formado por representantes voluntários das cinco classes de consumo: industrial, comercial, rural, residencial e poder público. A participação da FACISC ocorre por meio de representantes indicados pela Federação.

  • Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense

    Economia & Competitividade

    A FACISC integra o Conselho Deliberativo do PRODEC, atuando de forma ativa na análise e acompanhamento da concessão de incentivos públicos a empresas que investem em Santa Catarina. O Programa tem impulsiona a implantação e a expansão de empreendimentos industriais no estado, promovendo a geração de empregos, renda e desenvolvimento regional. Por meio da postergação de parte do ICMS gerado por novos projetos, o PRODEC oferece condições mais atrativas para quem empreende. A FACISC, como representante do setor produtivo, exerce seu papel votando na aprovação ou não das propostas, sempre com foco na transparência e no fortalecimento da economia catarinense.

  • Confederação Nacional de Jovens Empreendedores

    Economia & Competitividade

    Por meio de representantes do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC), a FACISC faz parte do Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE). Assim, a Federação amplia sua atuação nacional e reforça seu compromisso com o futuro do empreendedorismo em Santa Catarina, investindo na formação de lideranças que transformam realidades por meio da iniciativa empreendedora. A CONAGE representa, conecta e impulsiona o empreendedorismo jovem em todo o Brasil. Presente em todos os estados, a promove o fortalecimento das lideranças jovens, estimula a geração de negócios e defende pautas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país. A entidade atua como uma ponte entre os jovens empreendedores e os diversos setores da sociedade, promovendo capacitação, inovação e transformação.

  • Conselho Estadual de Combate à Pirataria

    Ambiente Legal & Regulatório

    A FACISC integra o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP) e, por meio dele, contribui com a articulação de políticas públicas e estratégias integradas para combater o comércio ilegal e proteger os empreendedores que atuam de forma ética e legal no estado. Reforçamos, por meio desta representação, o compromisso da Federação com a defesa da da legalidade e da valorização do setor produtivo catarinense. O CECOP é um órgão permanente, colegiado e de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço de Santa Catarina. Foi criado por meio de Lei Complementar sancionada em dezembro de 2009. O Conselho é composto por representantes de diversas instituições públicas e acadêmicas, e tem como diferencial o fato de Santa Catarina ser o único estado do país a contar com uma estrutura institucional com essas finalidades.

  • Fórum Estadual Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

    Economia & Competitividade

    A participação ativa da FACISC no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPEs) assegura que os interesses dos empreendedores catarinenses sejam levados em consideração na formulação das políticas públicas nacionais para o setor. O Fórum é uma instância nacional criada pela Lei Complementar nº 123/2006 para orientar, articular e acompanhar as políticas públicas voltadas ao fortalecimento das MPEs no Brasil. É presidido pelo Ministério do Empreendedorismo e coordenado pela Secretaria Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Reúne representantes do governo federal e de entidades representativas da sociedade civil, como a FACISC, com o objetivo de promover um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Entre suas atribuições estão: propor melhorias na legislação e nos processos que impactam diretamente o segmento, articular ações integradas com diferentes esferas de governo e estimular a criação de fóruns regionais.

  • Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF)

    Infraestrutura & Logística

    Acompanhar projetos de novos traçados e participar do planejamento logístico do estado são algumas das funções do representante da FACISC no Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF). O grupo é formado, ainda, por representantes da SPAF, de outras secretarias estaduais (como Infraestrutura e Fazenda), de federações empresariais, de concessionárias de ferrovias (Ferrovia Tereza Cristina, Rumo), SCPar e portos catarinenses.

  • Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Logística de Transporte

    Infraestrutura & Logística

    O Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Logística de Transporte (GT do PELT) foi criado pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) para acompanhar o trabalho que vem sendo realizado pela INFRA SA, empresa responsável pelo Plano. Reúne representantes de órgãos públicos e privados, entre eles a FACISC. Ampliar a capacidade da infraestrutura logística de Santa Catarina é uma demanda de todo o setor produtivo. Por isso, a representatividade da Federação neste grupo demonstra o compromisso da FACISC com o futuro e com a construção de um ambiente de negócios justo e sustentável.

  • Movimento Pró-Ferrovias

    Infraestrutura & Logística

    O Movimento Pró-Ferrovias reúne entidades representativas da sociedade civil organizada dos três estados do Sul e do Centro-Oeste, entre elas a FACISC. O grupo atua de forma suprapartidária e técnica para fortalecer a competitividade logística, com foco na integração da Nova Ferroeste e na conexão entre importantes polos produtivos. O objetivo é impulsionar a ampliação e modernização da malha ferroviária na região. Com a participação no Pró-Ferrovias, a FACISC assegura que os interesses do setor empresarial catarinense estejam presentes nas decisões que impactam diretamente o escoamento da produção, a redução de custos e o desenvolvimento sustentável do estado.

  • Plenário do Colégio de vogais da Junta Comercial de SC

    Ambiente Legal & Regulatório

    Por meio da representação no Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), a FACISC participa de deliberações que impactam diretamente o setor produtivo catarinense. A presença da FACISC no colegiado fortalece a defesa de um ambiente de negócios mais ágil, seguro e favorável ao empreendedorismo em Santa Catarina. O Colégio de Vogais da JUCESC é o órgão responsável por analisar, discutir e votar processos administrativos relevantes ao registro empresarial, garantindo segurança jurídica e conformidade às atividades das empresas no estado. Entre suas atribuições estão o julgamento de processos societários, decisões sobre atos mercantis e contribuições para o aperfeiçoamento da legislação e dos procedimentos da JUCESC.