Compartilhe
Pela primeira vez, a vice-presidência regional Extremo Oeste terá a frente uma mulher na liderança. Vanessa Brand Back Bertol, de Iporã do Oeste, empresária do ramo de ótica e relojoaria foi eleita na noite desta terça-feira, 24/10, em plenária regional. O encontro reuniu os presidentes e diretores das associações empresariais do Extremo Oeste de Santa Catarina, em Cunha Porã, para escolha da vice-presidência da Facisc.
A empresária, indicada pela ACIIO (Associação empresarial de Iporã do Oeste) assume o cargo a partir de 2024, no lugar de Maikel Frey, que havia sido indicado pela Aest de Santa Helena/Tunápolis.
Vanessa já ocupou o cargo de presidente da ACIIO, entre outros cargos voluntários e tem o associativismo como valor e histórico familiar. “Agradeço o apoio para este desafio e me comprometo a lutar pela valorização do Extremo Oeste. Também enalteço o trabalho de reestruturação da Facisc nesta última gestão e me coloco à disposição para apoiar no que for preciso, pois sinto-me honrada pela escolha” declarou.
A eleição foi precedida por uma visita técnica e contou com a presença de 100% das entidades da regional.
A reunião também contou com a presença do atual 1º vice-presidente da Facisc, Elson Otto, que é o atual candidato a presidente da Facisc para a gestão 2024/2026. “Em nome da Facisc, ressalto o trabalho dedicado e voluntário realizado pelo vice-presidente Maikel Frey e desejo sucesso para a Vanessa. Para a próxima gestão, comprometo-me a estar ainda mais próximo das entidades para juntos atuarmos em prol do desenvolvimento do nosso Sistema”, declarou Elson Otto.
Anfitrião do evento, o presidente da Acisa, Jandir Jandt, enfatizou a importância do associativismo e do Programa Empreender que é a essência do associativismo nas entidades. Também cobrou uma contribuição mais efetiva de todas as entidades em prol da defesa do marco temporal, uma situação que poderá impactar todo o país e que ainda não tem o olhar macro da região para a problemática, apesar da atuação da Facisc.
Por sua vez, o atual vice-presidente regional, Maikel Frey, fez uma defesa sobre as principais ações realizadas pela Federação e as principais contribuições para melhorar a competitividade das empresas associadas às associações corporativas da região (,Cunha Porã, Descanso, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Modelo, Palmitos, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, Tunápolis/Santa Helena e Serra Alta).
Entre as ações, a participação efetiva no Movimento Pró-Ponte, onde se mudou da atitude passiva para a ativação do orçamento, definição do trajeto e inclusão da obra no PAC.
Também foram apontados outros pleitos, como a criação de um GT (Grupo de Trabalho) sobre energia, para trabalhar a implantação de rede trifásica e redução da oscilação, bem como a atuação intensa na busca de recursos junto ao DNIT para a conclusão da BR 163, que avançou bastante e está com 70% da execução pronta; a duplicação da BR 282, que teve o edital de licitação do projeto lançado em setembro deste ano; e na elaboração do projeto e obra de elevado entre as BRs 158 e 282 em Cunha Porã/Maravilha, bem como a manutenção das rodovias federais e especialmente as estaduais como a 283, 160 e a federalização da SC 163.
Frey falou ainda sobre a evolução das associações, seja em número de associados, seja em oferta de soluções para as empresas associadas, que permitiu melhorar a competitividade destas e agradeceu o apoio dos presidentes.
O empresário também enalteceu o trabalho conjunto com as outras duas regionais do grande Oeste e citou a criação do movimento Pró ferrovias, que, apoiado financeiramente pelas entidades de região contratou do estudo para incluir o trecho Cascavel – Chapecó no projeto da Nova Ferroeste. “Essa movimentação resultou em ações pelo governo catarinense na contratação do projeto do Estado, que está em desenvolvimento, para a Ferrovia de Correia Pinto – Chapecó”, completou.
Maikel listou ainda o projeto em construção para acessar a mão-de-obra argentina de maneira formal e regulamentada, a necessidade de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e a importância do Programa Empreender para melhorar o desenvolvimento e a gestão das micro e pequenas empresas através dos núcleos empresariais.