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Oportunidade para valorizar a marca e cuidados para não perder a história da empresa foram temas abordados no workshop “Refletindo oportunidades: como vender a sua marca”, promovido nessa semana pelo Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os instrutores, Eliane Duz e Emmanoel José Lourenço, falaram sobre proteção, posicionamento e segmentação de marcas.
Eliane explicou como funciona o processo de registro de marca e porque é importante essa proteção. “É feita uma análise para evitar intempéries no decorrer do processo que demora, em média, três anos. São várias etapas, com monitoramento constante. O registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, explanou.
A vantagem de registrar é a proteção de que ninguém possa impedir o uso da marca e evitar que outros a usem sem autorização. De acordo com Eliane, só uma marca registrada pode gerar receita por meio de licenciamento, franquia ou venda do registro. O registro também é utilizado como garantia bancária para empréstimos, financiamentos, operações internacionais etc.
“Se você não fizer o registro, mas alguém tomar essa iniciativa com uma marca igual, sua empresa pode ser processada por uso indevido de marca e o autor do processo poderá solicitar indenização. Também terá prejuízos em tudo que foi investido, como fachada, plotagem de carros, papelaria e uniformes, além do transtorno de avisar clientes, fornecedores e o mercado em geral que sua empresa mudou de nome”, explicou Eliane.
A importância de desenvolver estratégias para consolidar a marca foi abordada por Emmanoel. De acordo com ele, o posicionamento da marca influencia na sua consolidação e, para ter posicionamento, é necessário entender o comportamento do consumidor. “Quando se consegue isso, é possível trabalhar com segmentação de mercado e, então, as pessoas criam identificação com a empresa”.
Quando há gestão de marca eficiente é possível minimizar custos e maximizar oportunidades e investimentos. “A marca carrega a história da empresa e, ao contar uma boa história por meio do marketing, surgem vendas, gestão de pessoas e a marca passa a ser respeitada e admirada. Além disso, quando a marca está consolidada no mercado diminui o esforço de venda”, finalizou Emmanoel.
O Programa Empreender
Os Núcleos fazem parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.