Tubarão e Hefer Valley, em Israel são declaradas cidades-irmãs




Nesta quinta-feira, 27/5, as cidades Tubarão e Hefer Valley, em Israel, separadas por 11,1 mil quilômetros de distância, foram oficialmente declaradas cidades-irmãs. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, participou do evento on line que ocorreu com a presença de representantes das duas cidades, e explicou que este acordo auxilia no desenvolvimento sustentável das duas cidades. “A possibilidade de troca e de parcerias são facilitadas e permitem que as duas cidades possam buscar nas semelhanças ainda mais possibilidades de crescimento”, declarou. O momento é histórico para Tubarão, que também completa 151 anos de fundação no dia do hoje. “Inicia uma estreita relação com um dos países mais desenvolvidos do mundo e que mais investe em pesquisa, ciência, inovação e tecnologia”, explicou o prefeito Joares Ponticelli.

A cerimônia de assinatura do acordo contou também com a presença da prefeita de Hefer Valley Galit Shaul. O ato começou a ser constituído em março de 2019, quando uma missão tubaronense viajou a Israel. Naquela época, as visitas e as reuniões de gestores públicos, empresários e pesquisadores abriram as primeiras portas com o mundo institucional israelense.

Dois anos depois vieram os primeiros frutos da viagem: em março passado o legislativo de Hefer Valley aprovou o acordo de cidade-irmã com Tubarão. Há pouco mais de um mês, a Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou a Lei 5.477 que declarou o mesmo acordo. A partir de hoje, os gestores das duas cidades poderão articular uma série de possibilidades de negócios de diversas naturezas, como econômicos e culturais, e intercâmbios entre os cidadãos dos dois municípios.

Duas circunstâncias tornam a parceria extremamente especiais. A primeira é que Tubarão se torna a primeira cidade-irmã de Hefer Valley na América do Sul. A outra é simbólica, mas que demonstra respeito e cordialidade por partes dos israelenses: a celebração oficial do acordo acontece no aniversário de 151 anos de Tubarão.

O vice-presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Alexsandro da Cruz Barbosa, disse que este é, sem dúvida, um momento histórico para a cidade, no dia em quem completa seus 151 anos. “Estreitar laços com Israel, que é um dos países mais desenvolvidos do mundo, contribuirá muito com o desenvolvimento de vocações da cidade, nas áreas de saúde, inovação e tecnologia. É um dos frutos da missão empresarial que teve a ACIT como uma das realizadoras, há cerca de dois anos e, certamente, ainda é só o começo de muitos resultados positivos que virão, oportunidade que contou com a participação efetiva da Câmara Brasil Israel, na pessoa de seu vice-presidente, Rafael Vulej e toda equipe, e do Consulado Israel no Brasil. Parcerias importantes para estabelecermos conexões, participarmos do Med in Israel, entre outas visitas técnicas, comerciais e politicas”.