Compartilhe
A saúde e as dificuldades que os hospitais do Meio Oeste têm enfrentado no pós pandemia por conta do aumento no valor dos insumos e nos custos com profissionais, foram pauta de reunião dos representantes empresariais da região na última sexta-feira (05/05), em Fraiburgo.
No encontro, os presidentes das Associações Empresariais da Regional Meio Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) discutiram a situação da saúde na região e as principais demandas da área.
Um dos pontos levantados pelos representantes foram os custos que não são mais pagos, além do orçamento que ainda segue a realidade existente em 2019, não sendo suficiente para arcar com os custos atuais.
Os empresários também discutiram sobre a dificuldade em relação à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) que encontra-se defasada e necessita de reajuste urgente. Os financiamentos dos governos Estadual e Federal também foram parte dos assuntos discutidos pelos representantes, sendo citado que esse tipo de recurso precisa ser mantido para atender as necessidades da saúde na região.
As demandas pleiteadas por cada hospital também foram mencionadas, assim como a necessidade da instalação de uma UTI Neonatal em Videira e de uma unidade do SAMU em Fraiburgo, além do atendimento de alta complexidade para toda região. As necessidades apresentadas no encontro serão organizadas pelo Centro de Inteligência da FACISC e levadas para uma conversa com os representantes do Governo do Estado, a fim de pleitear recursos para melhorar o atendimento na área da saúde em toda região.
O encontro contou com a participação do diretor de sustentabilidade da Facisc, Eliandro Pazin, e do vice-presidente regional Meio Oeste, Henrique Basso.