São Miguel do Oeste sedia Plenária Regional da Facisc




A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) foi a anfitriã da Plenária Regional Extremo Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizada na noite dessa segunda-feira (29) no Clube Comercial. A reunião foi presidida pelo vice-presidente regional Extremo Oeste da Facisc, Maikel Frey, e contou com a participação (de forma online) do Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Tiago Vieira, além da presença de presidentes, diretores e equipe técnica das Associações Comerciais e Industriais (ACIs) da região.

Em sua fala, o presidente da Acismo, Daniel de Souza, cumprimentou todos e agradeceu o empenho da equipe envolvida na organização o evento. “É um prazer receber todos na retomada dessas reuniões presenciais. Saudação especial ao Tiago. Sem ele nós não conseguiríamos ter os voos regionais em São Miguel do Oeste e tantas outras ações. Estamos sempre conversando e buscando o que é o melhor não apenas para São Miguel do Oeste, mas também para a nossa região”, fala.

De acordo com o vice-presidente regional Extremo Oeste da Facisc, Maikel Frey, o evento foi um momento especial porque marcou a retomada dos encontros presenciais, com participação de 11, das 12 associações empresariais da regional contando com cerca de 60 pessoas presentes. No encontro, foram discutidos assuntos de interesse regional e do Sistema Facisc, além de ser um momento de troca de experiências.

“A participação do Secretário de Estado foi importante porque, além dele ter explanado sobre todas as ações e projetos desenvolvidos por esse governo, nós saímos do encontro com a consciência e ciência de que temos que ter um escritório de projetos para reivindicar mais pleitos, no que tange qualquer esfera, além da infraestrutura. Seja um escritório de projetos no guarda-chuva da Federação, seja ele em parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Oeste (Ameosc), ou em parceria com outras associações empresariais. Fica como um plano de trabalho para ser desenvolvido em 2022”, avalia.

Lucir Gureschi, presidente da Associação Empresarial de Itapiranga (Acemit) falou sobre evoluções do movimento Pró Ponte formado por associações de municípios para concretizar a ponte entre Barra do Guarita-Itapiranga, dando ênfase na importância da união de todas as partes e a recente evolução onde foi conquistado o direcionamento de recursos por parte das bancadas de SC e RS para a elaboração dos projetos. O presidente também enalteceu o apoio do coordenador do movimento Pró-Ponte, Rodrigo Locatelli Tissot, e  da Facisc por parte da vice-presidência regional e do presidente Sérgio Rodrigues Alves que visitou pessoalmente a região para conhecer de perto a realidade. 

Na palavra livre, a presidente da Associação Empresarial de Maravilha, Eliana Reiter Estefano, demonstrou preocupação com o Programa Empreender. Em resposta, o primeiro vice-presidente da Facisc, Elson Otto, destacou que essa seria uma das prioridades para os trabalhos do primeiro semestre de 2022. “Algumas mudanças no Programa Empreender já estão acontecendo, onde a Facisc fez reestruturações para atender as demandas do programa, mas também estão sendo articuladas outras mudanças na parceria Facisc/Sebrae que são os mantenedores desse programa, portanto, para o próximo ano várias melhorias e evoluções no Empreender tendem a surgir”, destaca.

O presidente da Facisc, Sergio Rodrigues Alves, não pode estar presente no evento, pois estava em deslocamento a Brasília na companhia do ex-presidente da Facisc, Ernesto João Rech, o qual vai assumir a vice-presidência da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). “Um momento muito importante para a nossa federação, uma vez que existe a possibilidade de, daqui a dois anos, termos um catarinense e ex-presidente nosso como presidente da CACB. Então, isso mostra que a federação está fazendo um bom trabalho, muito sério, e que isso reflete positivamente par estarem assumindo posições importantes a nível nacional”, enfatiza.

O primeiro vice-presidente da Facisc, Elson Otto, representou o presidente Sergio Alves que não pode comparecer. “A Diretora de Integração da Facisc, Janelise Royer, a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME), Poliana de Oliveira, e o Diretor de Relações Internacionais, Sérgio Matte, estiveram presentes enquanto equipe Facisc”, finaliza Maikel.

Colaboração: Acismo