Saneamento é destaque em plenária da Facisc na regional Norte





Um panorama dos investimentos sanitários na região Norte foi apresentado por Joel Horstmann diretor de operações e Rangel Barbosa, superintendente regional da Casan na reunião plenária da Facisc nesta quinta-feira (29/07), em Araquari. “A empresa vem se remodelando com o tempo. Temos planejamento, programação de investimentos e estamos acelerando o máximo para resolver os problemas na região Norte e do restante do estado, pois a infraestrutura de abastecimento tem que acompanhar crescimento populacional”, destacou Joel Horstmann.

Vice-presidente da Facisc para a região Norte, Alcidir Boaretto, também ressaltou no encontro a necessidade de provocarem uma convocação ao fórum parlamentar para pedir maior comprometimento com as obras da região.

Anfitrião da reunião, o presidente da Associação Empresarial de Araquari, Londry Turra, ressaltou a importância de reunir os presidentes em torno das demandas da região para seguir fortalecendo o setor empresarial.

Em participação virtual, o presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, lembrou sobre os 50 anos da Federação e destacou os compromissos assumidos e as ações que vem sendo realizadas na gestão para o fortalecimento do associativismo e o desenvolvimento empresarial. “Vivemos um momento especial, não somente pelos 50 anos, mas pelo trabalho que estamos realizando em diversas frentes. Nesse momento por exemplo, temos atuado em importantes pleitos como a duplicação da BR 470, onde defendemos que sejam priorizados os lotes 1 e 2, para que sejam agilizados os procedimentos, sem esquecer também da 280, todas importantes obras para o desenvolvimento catarinense. Participamos destas decisões, cobrando dos representantes políticos e mostrando a importância destes pleitos”, explicou o presidente.

Sérgio ressaltou ainda que para o segundo semestre será priorizado o projeto Voz Única e que internamente tem sido realizado um intenso trabalho com as Soluções Empresariais. “Estamos muito satisfeitos com o retorno das nossas soluções”, destacou.

Os 50 anos da Facisc também foram destaque na reunião com a apresentação do trailer comemorativo com os depoimentos dos ex-presidentes e uma apresentação com um breve resgate histórico dos principais feitos da Federação. O superintendente da Federação, Gilson Zimmermann, falou sobre a comemoração e destacou o papel dos ex-presidentes da entidade. Também lembrou sobre a produção do livro histórico que será lançado em novembro. “Para estarmos aqui hoje várias diretorias passaram pela Federação e deixaram suas contribuições”, ressaltou Gilson.

Presente no encontro o ex-presidente Ernesto Reck se manifestou em nome dos demais dirigentes que passaram pela Federação. “Isso é o nosso DNA. É um prazer ter feito parte desta história. Somos todos diferentes, mas pensamos na sociedade como um todo. Esta é a fórmula. Cada um dando o seu melhor e compartilhando aprendemos”, declarou.

Na ocasião os consultores da Federação também apresentaram alguns dados da região. Agente comercial da Facisc para o Norte, Diego Scott, apresentou os resultados do semestre, ressaltando o crescimento de 3% no segundo semestre do ano em número de associados na regional, porém uma queda de 5% nas receitas diretas das soluções.

Representando o consultor do Programa Empreender, Adriano Huebner, Marie Nazário, falou sobre os Núcleos Empresariais da região e reforçou o convite para a participação dos mesmos no Programa de Aceleração de Núcleos (PAN) e na Semana dos Núcleos.

O consultor regional Alberto Zeni falou sobre os avanços da regional ressaltando o grau de desenvolvimento organizacional das associações que cresceram 8% entre 2020 e 2021 apesar do período de pandemia.