Compartilhe
Empresas nucleadas participaram de dinâmica estratégica para troca de experiências e fortalecimento de parcerias
O associativismo pode auxiliar pessoas e empresas a crescerem e uma região a se desenvolver. Assim, o Núcleo Multissetorial da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços (ACIC) organizou, na terça-feira (09), uma rodada de negócios especial entre os nucleados, na Nordus Cervejaria. O momento contou com a presença de cerca de 30 empresas.
O tesoureiro do núcleo, Alexandre Rodrigues, foi um dos organizadores da rodada de negócios. “Pensamos nessa ação, porque nos encontramos quinzenalmente nas reuniões e sabemos que, naquela uma hora, não conseguimos fomentar tantos negócios como gostaríamos. A gente entende que a conexão é essencial para gerar oportunidades reais”.
Ainda afirmou que o encontro foi em horário e local onde as pessoas pudessem se sentir mais à vontade para apresentar suas empresas, conhecer melhor os negócios e, a partir disso, gerar conexões mais genuínas e produtivas.
“Orientamos os participantes a prepararem pitches mais dinâmicos, com mais espontaneidade. Inclusive, fizemos uma pesquisa prévia para que cada um pudesse contar um pouco mais sobre o seu negócio. Com base nessas informações, montamos formações de mesas pensadas estrategicamente para fomentar conexões relevantes. Juntamos pessoas com afinidades nos negócios, para que estivessem próximas e pudessem conversar de forma mais direcionada. Optamos por mesas com cinco participantes, pois acreditamos que grupos menores favorecem trocas mais próximas e significativas”, explicou o tesoureiro.
Rodrigues acrescentou que cada participante teria dois minutos para apresentação, de forma espontânea, seguindo orientações previamente enviadas. O tempo foi cronometrado e, ao término das apresentações, foram destinados cinco minutos para troca livre. Ao longo do encontro, foram realizadas quatro trocas de mesa, permitindo que os participantes fizessem seus pitches para diferentes grupos e ampliassem suas conexões.
Nessa etapa, foi sorteado um número correspondente a um lugar, e a pessoa indicada respondeu a um desafio, com foco em aprofundar a compreensão sobre o negócio ou compartilhar dificuldades. A dinâmica buscou tornar as interações mais produtivas e ampliar as conexões entre os nucleados.