Compartilhe
O 12º encontro Nacional do Empreender aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28/9, no Congresso Empresarial e 2º Fórum CACB Mil realizado em Florianópolis, e chamou a atenção dos representantes pelos resultados apresentados pelos empresários participantes. Foram apresentados cases de sucessos do Programa Empreender em todo o Brasil.
Foram apresentados os resultados conquistados com a participação dos núcleos no Projeto Empreender Competitivo, entre eles: o Núcleo da Indústria Moveleira (EMOB) de Caxias do Sul, a Microempa ‐ Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul, o Núcleo de Eletroeletrônica de Caxias do Sul, o Núcleo da Mulher Empresária – ACIF ‐ Associação do Comércio e Indústria de Franca, o Núcleo de Panificação – ACIJS ‐ Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e o Núcleo de Vitivinicultores – ACIQ ‐ Associação Empresarial de Quilombo.
A inovação nos laboratórios Sabin foi apresentada pela sócia Janete Vaz. E o empreendedorismo e a inovação foram o tema da palestra do Dr. Gustavo Severo Borba da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Exemplos catarinenses
Desde abril de 2010, dez empresas de Jaraguá do Sul se uniram no Núcleo de Panificação e Confeitaria com o objetivo de impulsionar a panificação da região. Com o projeto Empreender Competitivo as empresas alcançaram grandes resultados.
As empresas participantes aumentaram em 21% os postos de trabalho, o que significa uma média de 17 novos empregos por empresa, elevaram o faturamento em 45%, e conseguiram melhorar quatro processos de gestão nas empresas. Foram mais de 500 horas em treinamentos e consultorias, mais de 400 pessoas capacitadas.
Vinho
Fundado em 2009, o Núcleo de Vitivinicultores de Quilombo surgiu com o intuito de fortalecer o agronegócio da região. Através das 22 empresas participantes, o núcleo trabalha com o objetivo de desenvolver tecnologias para produção de vinhos de qualidade diferenciada, aumento na produção de uva, vinho e de mudas de parreira. No início do projeto eram pouco mais de 20 mil mudas plantadas, hoje no final do projeto são 35.030 mudas. Um aumento de 71.72%. Na produção de vinho houve um aumento de 12%. Em 2010, a produção de uva era de 20 mil quilos. Hoje chegou a 200 mil. Todos esses números são resultados de um planejamento bem estruturado, de uma rede de parceiros e a vontade dos empresários de promover uma mudança na região com o desenvolvimento do setor e da agricultura