Compartilhe
Representantes do Sistema Facisc na região do Vale do Itajaí reuniram-se na terça-feira (15.3) em Indaial para a reunião plenária da entidade.
Recepcionados pela vice-presidente da regional Maria Isabel Pinheiro Sandri e pelo presidente da ACIDI, Rogério Artur Ehrat, o encontro também contou com a presença do presidente da Federação, Ernesto João Reck, que relatou como foi o diálogo com a presidente Dilma há duas semanas.
O encontro foi promovido pela CACB e os presidentes das Federações das Associações Empresarias do Brasil puderam expor para a presidente a necessidade de mais apoio aos empresários brasileiros. “Precisamos respeitar nossos políticos, pois os mesmos foram eleitos popularmente, mas ao mesmo tempo precisamos cobrá-los cada vez mais”, concluiu Reck.
O presidente também comentou que é preciso olhar para as boas práticas de cada uma das associações empresariais para que possam fazer a diferença no Estado.
Na ocasião o supervisor estadual do empreender, Clóvis Consoli, também explanou o conceito do Programa de Desenvolvimento Econômico da FACISC, detalhando a metodologia de trabalho e apresentando cases de cidades que já estão obtendo bons resultados com o DEL.
O consultor regional da FACISC, Albert Sabin explicou que ao invés de terem um momento para palavra livre dos presidentes, fariam uma troca de informações sobre o planejamento de cada cidade. Desta forma, foram lançadas duas perguntas, as quais cada presidente respondeu analisando o cenário e o planejamento de sua entidade. Os representantes responderam quais os principais desafios de 2016 e quais as entregas que a ACI pretende realizar tanto no cenário geral como também para o seu associado.
Ao final o vice-presidente regional do CEJESC, Eduardo Schnaider Pedrini, pediu o apoio das associações empresariais para abertura de novos núcleos no Vale do Itajaí e reforçou ainda a importância do apoio das entidades para que os núcleos jovens da ACIs realizem o Feirão do Imposto.
O coordenador Regional do SEBRAE, Donizete Borger, também comentou no encontro alguns dados sobre empreendedorismo, relatando que o Brasil passou novamente a ser o país mais empreendedor do mundo, sendo que de cada cinco brasileiros, dois deles atualmente são empreendedores. Alertou apenas que infelizmente 40% dos novos empreendedores estão empreendendo por necessidade, ou seja, sem muito planejamento, e desta forma o apoio das entidades é essencial para a sobrevivência destes. Ao final relatou que o Empretec é uma ótima solução para as entidades, sendo que o Workshop pode gerar um bom caixa para a entidade e ainda trazer novos associados.