Compartilhe
Presidentes e diretores de oito Associações da regional Norte da FACISC tiveram agenda de reuniões em Florianópolis nesta segunda-feira (26/10).
Liderados pela vice-presidente da Facisc na regional, Eluisa Maiochi, os representantes reuniram-se com o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vissilar Pretto, e com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, o engenheiro Wanderley Teodoro Agostini em busca de alternativas para melhorar o tráfego pelo desenvolvimento da região.
Nos encontros os empresários reforçaram os principais pleitos de obras de infraestrutura da região, tanto na esfera Federal como Estadual, solicitando aos órgãos que trabalhem fortemente na manutenção e segurança das rodovias existentes, bem como que seja dada continuidade das obras que estão em andamento.
As reuniões também foram acompanhadas por lideranças políticas regionais e estaduais, entre os quais os secretários regionais, de Jaraguá do Sul, Leonel Floriani e de Joinville, Simone Schramm e o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.
Entre as demandas apresentadas pelas entidades do Sistema FACISC estão: a inclusão na licitação, no 1º Semestre de 2016, do projeto de engenharia do Programa Crema da BR-280/SC no trecho Jaraguá do Sul – Mafra; implantação de acostamento no trecho compreendido entre Corupá e Jaraguá do Sul, melhoria da sinalização e iluminação no mesmo trecho entre Corupá e Jaraguá do Sul; revitalização da SC 470 e SC 108 e informações sobre o contorno Sul em Garuva.
Na avaliação de Eluisa, os dirigentes demonstraram que se tiverem recursos financeiros, as obras estarão garantidas. “A manutenção emergencial das vias estaduais será administrada pelas secretarias de desenvolvimento de Joinville e Jaraguá do Sul, as quais os responsáveis também compareceram nas reuniões.”, relatou Eluisa.
O superintendente do DNIT apontou os limites financeiros e as desapropriações entre as principais dificuldades enfrentadas para o andamento dos projetos. “Fico satisfeito com a visita de vocês aqui, pois quanto mais pessoas envolvidas e determinadas em buscar soluções, melhor será para mostrar a necessidade das obras”, declarou Vissilar.
O presidente do DEINFRA também parabenizou união dos empresários na busca de soluções para a infraestrutura e reafirmou a escassez de recursos para o andamento dos projetos. Com relação à elaboração de novos projetos, Wanderley informou que não dispõe de equipe suficiente, indicando que um caminho possível seria a terceirização para a elaboração de novos projetos.