Compartilhe
Lideranças empresariais e profissionais da área de gestão de resíduos reuniram-se nesta segunda-feira (19/2), em Florianópolis, no Seminário Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos organizado pela Facisc e os Centros de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (bfz gGmbH), na Alemanha.
No encontro quatro especialistas alemães dos setores público e privado da Baviera no campo da Gestão de Resíduos fizeram apresentações sobre o assunto expondo algumas ações de sucesso.
Os participantes conheceram algumas iniciativas da Alemanha, onde a taxa de reciclagem é de 82%, para minimização de resíduos, como por exemplo, a assessoria para educação ambiental, o portal de troca e doações, recipientes com chip para controle de uso e cobrança diferenciada para lixo separado e lixo misto.
Os alemães também apresentaram como é o processo de separação do lixo, que é todo automatizado e ao final produzem materiais plásticos utilizados em diversas aplicações na agricultura, construção rodoviária, hipismo e na proteção de encostas.
O evento contou com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) que fez a apresentação do o Sistema de Rastreamento de Resíduos (MTR) e Licenciamento Ambiental de Atividades de Gerenciamento de Resíduos em SC; da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) que apresentou a situação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Santa Catarina e da COMCAP com uma apresentação do modelo de gestão de resíduos sólidos de Florianópolis e sistema de reciclagem.
Os participantes foram recepcionados pelo integrante do conselho superior da Facisc,
Alaor Francisco Tissot e pelo presidente da ACIF, Luciano Rossi Pinheiro, que destacou o trabalho da entidade no Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), que entre outros assuntos atua em questões relacionadas ao saneamento básico do município.
Após o seminário os alemães visitaram o Aterro Sanitário da Grande Florianópolis para conhecer o processo de gestão de resíduos da Capital.
A ação tem o apoio do governo da Baviera e da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.