Compartilhe
A construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita, ligando SC ao RS foi tema de reunião nesta terça-feira (03.10) em Brasília.
Representando o Movimento Pró Ponte, do qual a Facisc é integrante, o prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, reuniu-se com as bancadas parlamentares do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para solicitar recursos das bancadas para a construção da ponte.
Segundo o prefeito, a bancada do Rio Grande do Sul definiu apenas alguns critérios para os investimentos e a bancada de Santa Catarina definiu que a ponte é obra prioritária e que a bancada vai ajudar a construir, possivelmente a partir de 2024. “Temos uma boa movimentação parlamentar, com vários parlamentares que apoiam o movimento. Por isso temos ótimas expectativas para que pelo Rio Grande do Sul haja a destinação de recursos. Além disso, Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente do DNIT Santa Catarina, disse que também haverá recursos do DNIT para a construção da ponte. Estamos muito satisfeitos e esse foi mais um importante passo que demos graças ao nosso movimento e também aos parlamentares do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porque eles nos ajudaram até aqui a ter o projeto e agora Santa Catarina já avança com recursos para iniciar a obra”, destacou.
Liderança atuante na defesa do pleito, o vice-presidente regional da Facisc para o Extremo Oeste, Maikel Marciel Frey, avalia que o pleito tem tido significativos avanços. “A notícia de que o projeto será concluído até janeiro, nos permitiu fazer articulações para o orçamento e com isso será possível licitar a obra. Por isso enaltecemos a sensibilidade da bancada catarinense que vai direcionar recurso de bancada para a execução do projeto, bem como o Governo Federal que colocará rubricas no orçamento. Além disso, vemos a bancada gaúcha também alinhando emendas de bancada para executar a obra. Toda esta movimentação nos deixa extremamente felizes em ver lideranças políticas e privadas construindo algo juntos. É a maior evidência de que temos Voz Única!”, relata Maikel.
A obra é um dos pleitos prioritários apontados pelos empresários das Associações do Sistema Facisc no documento Voz Única que ajuda a entender o que o estado precisa para crescer e se desenvolver, levantando as dificuldades e reais necessidades. As demandas são acompanhadas pela Federação que monitora o status dos esforços da classe política para atender essas necessidades.
Foto: divulgação