Compartilhe
Desde o dia 1º de maio até 31 de agosto, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em parceria com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Brusque e a Profomento, realiza a terceira edição da Campanha de Doação de Livros da entidade.
O projeto, que iniciou em 2014, tem como objetivo promover o desenvolvimento e melhoria dos conhecimentos das crianças, adolescentes e adultos, através do incentivo a leitura, bem como ampliar o acervo de livros das bibliotecas escolares através das doações recebidas pela comunidade. Com o slogan “Quem doa livros doa um futuro”, a campanha em 2016 já conta com diversos postos de coleta distribuídos em Brusque, bem como em escolas particulares, na ACIBr, CDL e na recepção do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), além das sedes da Profomento, em Gaspar e Nova Trento.
“O nosso objetivo mais uma vez é arrecadar o maior número de livros possíveis de literatura, infantil e adulta,e alimentaro acervo das bibliotecas das escolas e creches mais carentes da cidade. E para isso, contamos com a colaboração de toda a comunidade”,explica a consultora de Núcleos da ACIBr, responsável pela campanha, Rose DebatinCinvinski.
Arrecadações
Em 2014, foram doados 1.219 livros para dez escolas e centros de educação infantil, duas casas de repouso para idosos, além da Biblioteca Municipal Ari Cabral, Escola Charlote, APAE de Brusque, e Unifebe. Já em 2015, o segundo ano da Campanha arrecadou 2.765 livros, entre eles 674 livros de literatura adulta e 1.071 de literatura infantil. Além disso, no ano passado a campanha recebeu 999 livros didáticos, além de revistas e livros que foram doados para serem usados como recortes em trabalhos extra classes. “O material foi doado em 2015 para 19 escolas, entre elas creches, para a Apae de Brusque e Escola Charlote, onde beneficiamos 7.750 pessoas. E este ano queremos ampliar ainda mais os números conquistados nos anos anteriores, já que o projeto dá oportunidade para que crianças, adultos e até idosos tenham acesso ao mundo da leitura, que educa, promove um intercâmbio cultural, torna o cidadão mais crítico e participativo dentro da sociedade”, completa Rose.
Ao todo, para a campanha deste ano foram disponibilizados 20 pontos de coletas, que são caixas identificadas com os cartazes da campanha.
Além disso, as doações novamente serão feitas através de um levantamento repassado pela Secretaria de Educação do município, que indicará algumas unidades de ensino e entidades de Brusque que precisam de mais livros em suas bibliotecas.