Compartilhe
Um projeto de lei protocolado em Brasília em 2019, foi aprovado no dia 15.09 por unanimidade na CCJ e abre as portas para que Gaspar invista ainda mais em seu potencial têxtil.
O projeto ainda não foi sancionado, mas essa é a última etapa da caminhada que começou há cerca de três anos, quando o Programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local, levantou a possibilidade de Gaspar se tornar a cidade polo da moda infantil no Brasil.
Tudo começou com o levantamento dos Campos de Competências efetuado pelo Programa, que foi levado pela Facisc ao município, onde o setor têxtil ficou em evidência e o Núcleo têxtil da ACIG pontuou o foco na moda infantil.
O pleito que reuniu entidades empresariais, poder público municipal e estadual e empresários levou Gaspar a ser oficialmente, a Capital Nacional da Moda Infantil.
Coordenador da Câmara Técnica Têxtil do DEL e ex-coordenador do Núcleo Têxtil da ACIG, Douglas Junkes, reconhece que a força da união entre as entidades, sociedade civil , poder público e academia são fundamentais para o êxito de qualquer projeto, principalmente dessa magnitude. “Certamente não se dará nenhum passo adiante sem coordenação, articulação e principalmente metodologia de trabalho e apoio de pessoas especializadas na medida que os trabalhos avançam, por isso nesse momento percebe-se a importância de se ter um programa como o DEL”, destaca.
O título foi concedido após a sanção do projeto de lei n.º 4.319-A. Para Edemar Wieser, presidente da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), o reconhecimento é um fator de propulsão para negócios do setor. “O título fortalece ainda mais o potencial têxtil da região, que já conta com centenas de empresas e é referência na área de moda infantil. Agora é hora do segmento se unir ainda mais para fomentar parcerias, novos negócios e o crescimento do setor”, diz.
Sheila Censi Braun, atual coordenadora do Núcleo Têxtil da Acig, também comemora a decisão. “Acredito que o título vai consolidar nossa expertise e abrir portas para negócios em todo o Brasil – quem sabe até fora dele. Nossas empresas já contam com reconhecimento pela qualidade que entregam e poderão se beneficiar muito com este destaque que a cidade recebe”, avalia.
Além de Capital Nacional da Moda Infantil, Gaspar conta também com o título de Capital Catarinense da Moda Infantil, concedido em outubro de 2020. Dados da Acig apontam que 60% das empresas e postos de trabalho em Gaspar estão voltados para o setor têxtil.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Pablo Fachini, Gaspar tem no setor têxtil uma das suas maiores forças econômicas. “A moda infantil representa 60% dessa força. Com o título de Capital Nacional da Moda Infantil vamos conseguir incentivar e alavancar ainda mais esse setor, promovendo o reconhecimento e atraindo novos investimentos, projetos e valorizando quem trabalha no ramo”, ressaltou.
Prefeito de Gaspar Kleber Wan-Dall destaca que desde que o DEL foi implantado em Gaspar houve grandes avanços em projetos e ações para elevar diversos setores da economia. “A busca pelo título de Capital Nacional da Moda Infantil partiu dessas discussões. Já temos projetos de qualificação profissional e implantação de Centro Comercial encaminhados, considerando esse título. Com certeza vamos poder fomentar ainda mais a nossa economia nesse ramo, valorizar as pessoas e garantir mais qualidade de vida através da geração de emprego, renda e oportunidades para nossa gente”, completou.
Fonte: Acig