Compartilhe
Os resultados iniciais do Programa Interinstitucional de Prevenção e Atuação (PIPA) foram apresentados na plenária semanal ACIJS e APEVI nesta segunda-feira (10) pelo secretário de Educação Elson Quil Cardozo.
A iniciativa reúne representantes de entidades do município e do Poder Judiciário, segurança pública e setor público, com o objetivo de abordar o tema das drogas lícitas e ilícitas sob a perspectiva da atuação das instituições envolvidas. A estratégia é apresentar nas escolas aspectos teóricos e práticos da atuação institucional sobre o tema drogas, apresentando alternativas sobre como lidar com as drogas; inserir o programa no plano educacional do município; e criar um laço de diálogo das instituições com os adolescentes, pais e comunidade escolar.
Fazem parte do programa o Caps da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, 14º Batalhão da Polícia Militar, Defensoria Pública e Ministério Público. O público-alvo é formado por alunos na faixa de 14 e 15 anos e seus pais, entidades associativas, entidades de professores, além das próprias escolas. A metodologia consiste em diálogos sobre o tema, com a participação dos representantes das instituições envolvidas e posteriormente encontros com os pais.
Desde que o programa começou a ser colocado em prática já foram envolvidos 421 alunos de 5 escolas e 146 pais. Segundo o secretário, a meta é buscar uma participação ainda mais efetiva dos pais, para disseminar o conceito de prevenção.
O secretário explicou que a intenção é estender o programa para um número maior de escolas e com isso fortalecer ainda mais o elo entre escolas, pais e comunidade, ampliando o debate sobre a perspectiva de saúde pública. “O que percebemos é que muitos pais acabaram conhecendo melhor o problema a partir das informações dos próprios filhos, o que pode estimular a criação de uma escola de pais futuramente”, afirma Elson.