Compartilhe
Uma nova turma iniciou na segunda-feira (02) e encerram nesta quinta-feira (05) na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) o Treinamento Básico Consultores Empreender (TBC).
Cerca de 20 participantes estiveram envolvidos em uma semana de aprendizado para receber ferramentas de apoio para a condução dos trabalhos dos núcleos das associações.
Participam da capacitação consultores representantes de 19 cidades do Programa Empreender das entidades ligadas à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) das regiões da serra, alto vale, oeste, meio oeste, extremo oeste e noroeste catarinense. O treinamento é promovido duas vezes por ano. Uma na região litorânea do estado e a segunda na região oeste, uma turma por semestre.
Promovido pela Facisc e pelo Sebrae/SC, durante a capacitação, os consultores receberam orientações sobre os princípios do associativismo como estratégia de crescimento, planejamento e gestão de indicadores e de resultados. Temas como captação de recursos e estruturação de projetos, moderação de reuniões e mediação de conflitos, o funcionamento do Programa Empreender e dos núcleos empresariais, a metodologia para a moderação dos grupos e como conduzir o planejamento dos núcleos também são abordados.
A capacitação é oferecida de forma gratuita por meio de parceria FACISC e Sebrae para o desenvolvimento dos colaboradores das associações empresariais que trabalham com núcleos empresariais. “Esse é o primeiro passo dado no desenvolvimento técnico de um consultor local de núcleos. Hoje, o Programa Empreender está em 98 cidades de Santa Catarina. Nós temos mais de 120 consultores locais no estado e são 600 núcleos do programa operando nas soluções coletivas para as empresas”, expõe a coordenadora do Programa Empreender em Santa Catarina, Mariane Bergmann Canadas.
Programa Empreender
O Empreender nasceu em Santa Catarina em 1991, através de uma parceria entre as Associações Comerciais e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (Alemanha) nas cidades de Joinville, Blumenau e Brusque. Em 1997, a Facisc e o Sebrae decidiram implantar o projeto em outras cidades de Santa Catarina. A partir de 2000, com o apoio do Sebrae Nacional e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o programa foi expandido para sete Estados brasileiros. Atualmente está em todo o território nacional.