Compartilhe
Cerca de 20 profissionais de arquitetura e engenharia estiveram reunidos na noite da terça-feira,19, para conversar sobre as atividades que podem ser desenvolvidas em conjunto pelas duas áreas.
O integrante do Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Guilherme Feijó Vieira, e a sócia a engenheira Anamélia Adriano, apresentaram aos participantes uma pesquisa que aborda a importância de arquitetos e engenheiros desenvolverem trabalhos colaborativos. Além disso, eles mostraram exemplos de construções que não saíram como o planejado, para destacar o quanto o papel destes dois profissionais é fundamental.
A engenheira Anamélia contou que o projeto está sendo desenvolvido há um ano e que ainda existem muitos desafios. “Para a grande maioria é um paradigma que trabalhos desenvolvidos em parceria gerem um resultado melhor”.
“Eventos como este são de suma importância. Só tendem a fortalecer todo o âmbito da construção civil, gerando qualidade no produto final”, conta o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Ramon Testoni.
Durante o encontro os profissionais puderam discutir diversas ações que podem ser desenvolvidas e também o impacto que o trabalho de arquitetos e engenheiros causa para a população e o quanto essas tarefas são importantes. O grupo discutiu ainda a realidade do mercado, as dificuldades e necessidades existentes.
“O assunto que está em volta do trabalho colaborativo é muito pertinente. Este estreitamento de relação entre engenheiros e arquitetos merece destaque e deve ser estabelecido sempre. A colaboração entre os profissionais agrega novas parcerias onde o grande ganhador é o cliente”, conta Testoni.
“A interação que houve durante o encontro foi muito importante, conseguimos estreitar os laços e, além disso, trocarmos muito conhecimento que é essencial para a nossa profissão. Não podemos deixar essa ideia acabar, o objetivo é estarmos cada vez mais unidos, proporcionarmos o melhor aos nossos clientes”, conta Vieira.
O Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.