Compartilhe
A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Local de Braço do Norte foi realizada na noite dessa quarta-feira (30) no auditório da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale). O encontro faz parte do processo de implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) no município.
Representando entidades locais, 30 conselheiros foram nomeados e participam da etapa de institucionalização do programa.
O coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) Osmar Vicentin, conduziu a reunião apresentando o programa e o papel do conselho durante o processo que busca criar o plano municipal. “Esse primeiro encontro valoriza a pluralidade de ideias e permite planejar o município para os próximos anos. A participação voluntária dos conselheiros é fundamental para a execução dessa etapa”, explica o coordenador.
Após apresentação do programa, o coordenador abriu a plataforma de diálogo entre os participantes que definiram as prioridades para o desenvolvimento do município. Alguns representantes se manifestaram relatando suas expectativas em relação o DEL. “Espero que o conselho seja o propulsor de ações para melhorar a qualidade de vida da sociedade braçonortense”, afirma o presidente da Acivale Roberto Michels.
O prefeito Ademir Matos nomeado presidente de honra do conselho também se manifestou com a expectativa de conscientizar a população. “Minha expectativa é que a população se conscientize do que realmente a cidade necessita a curto e longo prazo. Temos esse time fantástico de voluntários que contribuirão para o crescimento da cidade”, destacou.
As prioridades
Durante o debate, cada conselheiro definiu uma prioridade do município. Após discussões, o grupo definiu que Braço do Norte necessita de atenção e ações para o desenvolvimento rural, urbano e social, industrial, comercial, ambiental sustentável, educacional e empreendedorismo, serviços públicos, lazer e entretenimento.
A próxima etapa será eleger técnicos sobre cada assunto que participarão das câmaras técnicas. Através das câmaras serão realizados os primeiros estudos para a execução das ações de desenvolvimento local.