Compartilhe
Na última sexta-feira (26), 37 Associações Empresariais das regiões do Extremo Oeste, Noroeste e Oeste de Santa Catarina participaram do 1° Encontro de ACIs Regionais, realizado na cidade de Pinhalzinho, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Com o tema “Vencendo Fronteiras”, o evento promoveu três oficinas – mídia training, inteligência emocional e marketing digital –, Momento Empresarial Internacional Paraguai e Argentina e um painel vivencial político – com os cases dos prefeitos de Joinville e de Pinhalzinho.
Segundo o presidente da Facisc, Ernesto Reck, o 1º encontro das ACIs regionais foi um sucesso e o projeto será difundido para todo o estado de Santa Catarina. “É extremamente importante que a associação empresarial articule para que os seus empresários participem de eventos como esse”, disse ele, lembrando que é muito importante que a estrutura interna da entidade também participe, pois é ela que dará suporte ao empresariado. “Parabéns a todos que participaram deste evento. Juntos nós podemos fazer mais com menos”, afirmou o presidente.
O vice-presidente da Regional Noroeste da Facisc, Allan Edgar Kreutz, falou que mais de 280 pessoas ligadas a associações participaram do evento. Para ele, isso fortalece ainda mais o associativismo voluntário que é praticado. “Esperamos que essas ações possam ser replicadas em todo o Estado”, disse ele reforçando que apesar da distância da capital, este tipo de evento aproxima as entidades.
Para o VP regional do Extremo Oeste, Afonso Niehues, o primeiro evento que reuniu as associações empresariais das três regiões catarinenses superou as expectativas com a demonstração da importância da gestão pública e privada, com palestras que envolveram empresários, executivos e a sociedade de forma geral. “Tivemos oficinas que geraram importantes conhecimentos . Houve o envolvimento do Paraguai, que mostrou as boas práticas para atrair empresas, além do conteúdo abordado pela Argentina que instigaram os participantes”, disse.
A vice-presidente da Facisc da região Oeste também esteve presente nesse grande encontro. “Certamente foi muito produtivo a todos que participaram. Acho que esse evento também pode ser realizado em outras regionais para haver uma troca maior de experiências mais próxima dos Associados. Um dos maiores destaques do evento foram os painéis e a troca de experiências com empresários que estão atuando no poder público”, afirmou.
“Fomos provocados pela Facisc para desenvolver esse evento, não tivemos medo de encarar esse objetivo, com o apoio de todos os Vice-presidentes Regionais, Consultores e nossa equipe interna, conseguimos obter êxito nesse evento e alcançamos nossos objetivos. Com certeza é o primeiro evento, e esperamos os próximos sempre melhores”, concluiu o presidente da ACIP de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame.
Avaliação
Representando a Câmara Regional de Indústria, Produção e Comércio (Cripco) da Argentina, Jorge Hein e Carlos Mielniczuk, disseram que “é muito interessante como vocês estão organizados. Os outros apreendem com vocês e vocês apreendem com os outros”. Para Hein, o intercambio e a troca de experiência entre Brasil e Argentina engrandece os dois lados e ajuda para uma melhor compreensão.
No evento, foram abordados temas que conotam as fronteiras geográficas com a visita de integrantes de países irmãos Argentina e Paraguai. Além desta fronteira citada, foi abordado também acerca de uma fronteira entre o ente público e privado, com vivências de empresários de empresas privadas que entraram na vida pública através de um cargo eletivo ou nomeação, e que explicaram as formas de fazer gestão nestes órgãos públicos, bem como, suas dificuldades.
Oficinas
Às 14:30 horas deu-se início a três oficinas distintas. Uma destinada a presidentes e ministrada por Emanuel Lourenço, sobre Mídia Training. Outra oficina destinada ao corpo técnico do evento, ministrada por Neidi Cassol, com o tema Inteligência Emocional., e ainda, oficina destinada aos empresários e público em geral, com o tema Marketing Digital, ministrada por Elizamara Staatzmann, da Agência EV Comunicação.
Momento Empresarial Internacional
Na sequência do evento, o Momento Empresarial Internacional, com apresentação de vivências empresariais, foi chamado ao palco o Sr. Sebastian Bogado – Adido Comercial do Paraguai no Brasil, sediado em São Paulo que falou sobre oportunidades de investimentos em seu país de origem. Em seguida, convidados ao palco os Srs. Carlos Mielniczuk e Jorge Hein – representantes da Câmara de Indústria e Comércio de Oberá Argentina – Cripco, que retrataram sobre atividades, ações da entidade e oportunidades de investimentos em seu país.
O evento também contou com Coffee Break e momentos de Networking entre participantes.
Painel Vivencial Político
Mais tarde, compondo o Painel Vivencial Político, tivemos o Sr. Mário Afonso Woitexem – Prefeito Municipal de Pinhalzinho e o Sr. Danilo Pedro Conti – Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável do Município de Joinville, para retratar as vivências destes empresários que viraram gestores públicos, e Alessandro Beltrame, Presidente da Acip de Pinhalzinho na intermediação dos painelistas. Finalizando o evento, o jantar foi servido aos participantes e logo mais, houve uma confraternização com banda local.
O evento contou com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores, como: Cooper Itaipu, Hotel Pressi, Ceraçá, Sicredi, Vale do Sol Eventos, EV Comunicação, Eletro Zagonel, Sebrae, AP Embalagens, Uceff – Chapecó, Prefeitura de Pinhalzinho, Hotel Iguaçu, Horus Faculdades, SEBRAE-SC, Lourenços Treinamentos, Neidi Cassol Treinamentos, Programa Empreender, CACB, AL-Invest 5.0, e ainda este projeto é financiado pela União Europeia.
Fonte: com informações de Assessorias