Compartilhe
O Núcleo de Corretores e Imobiliárias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou na manhã de segunda-feira, 18 de abril, um encontro com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), Fernando Amorim Willrich, que assumiu a presidência da entidade em janeiro deste ano.
Realizada na sede da associação, a reunião teve como objetivo apresentar as propostas da nova gestão do Conselho, aproximar ainda mais os profissionais da categoria com o órgão estadual que os representa, bem como esclarecer algumas dúvidas dos corretores de imóveis e representantes de imobiliárias da região de Brusque.
De acordo com o presidente do CRECI/SC, a visita faz parte da programação da nova gestão, que busca se aproximar com os profissionais, através dos Núcleos de associações empresariais do Estado em diversas regiões, já que o CRECI/SC não é responsável somente em credenciar e fiscalizar os corretores de imóveis. “É sempre muito bom fazermos esses encontros através de associações empresariais, pois defendemos muito o associativismo, que só tem a fortalecer o desenvolvimento de pessoas, empresas e das cidades em si. E esse diálogo realizado aqui em Brusque hoje foi muito positivo, dentro da proposta da nossa gestão, pois conseguimos esclarecer algumas dúvidas dos profissionais e também contribuir com informações e orientações sobre o exercício da categoria”, pontuou.
Ao longo do encontro, dois temas em especial tiveram mais ênfase, como a agilidade no credenciamento de pessoas físicas e pessoas jurídicas: anteriormente a média de tempo para a entrega de uma credencial chegava a ser entre 90 e 120 dias. De acordo com Willrich, o tempo diminuiu, e hoje em média, leva entre 30 a 60 dias.
Regularização
O segundo assunto abordado durante o encontro foi a questão ao exercício ilegal da profissão, o que tem sido comum, não apenas na região de Brusque, e que tem causado problemas em outros setores que são envolvidos diretamente com o segmento imobiliário. “O corretor de imóvel que não é credenciado traz muita insegurança e pode ocasionar riscos e prejuízos, inclusive, para quem está envolvido no processo de negociação. Por isso a importância da legalidade, do desenvolvimento dos profissionais e também da própria idoneidade da classe. Nesse sentido, tanto nós, do Núcleo, como o próprio CRECI/SC temos defendido e buscado muito essa legalização, já que o mercado imobiliário fomenta muitos negócios no município, no estado, em todo o país”, pontuou a coordenadora do Núcleo, Sugui Molina.
A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente do CRECI, que destacou o papel do órgão na fiscalização assertiva em relação a esses profissionais. “Precisamos ter uma fiscalização inteligente e orientadora. Ouvimos muitos relatos de pessoas que estão exercendo de forma irregular a atividade do corretor de imóveis, e é importante lembrar que isso é uma contravenção penal”, destacou.
Avaliação
Para a coordenadora do Núcleo, a reunião foi produtiva e fortaleceu ainda mais a relação dos integrantes do Núcleo com o órgão que os representa. “Ficamos muito felizes com essa aproximação com o presidente do CRECI/SC, percebemos que ele é uma pessoa bastante preparada, que com certeza irá contribuir para essa evolução da categoria”, completou.