Compartilhe
O presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 29 de junho, com o prefeito José Luiz Cunha, para apresentar um ofício da entidade com reivindicações importantes para o desenvolvimento do município. Participaram do encontro o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, Michel Gartner Belli, o diretor para Assuntos de Pequenas Empresas da ACIBr, Gunther Pertschy, o diretor executivo da ACIBr, Cândido Godoy, e o coordenador do Núcleo de Empresas Contábeis da entidade, André Klabunde.
De acordo com o presidente, o intuito da visita foi fazer uma série de reivindicações e sugestões para o prefeito, para que nesses seis meses ele consiga destravar assuntos que estão pendentes de solução há algum tempo e que a sociedade e os associados da ACIBr e CDL tanto necessitam.
Entre os assuntos abordados estavam os problemas a respeito dos moradores de rua na cidade; a compra do terreno no Parque Leopoldo Moritz pelo Samae para instalação de um reservatório de água; a reativação do Conselho Administrativo do Samae, que já existia quando a autarquia foi criada; o projeto de instalação da Praça do Empreendedor, no qual a ACIBr e CDL se prontificaram a administrar; a construção do Centro de Inovação Tecnológica no município, Área Azul, e melhorias no Sistema Municipal de Tributação.
Sobre a Praça do Empreendedor o prefeito ressaltou que o projeto não está entre suas prioridades, e que provavelmente ficará para o próximo prefeito que assumir a gestão da cidade a partir de 2017.
A questão dos moradores de rua foi trazida pela entidade com preocupação, já que o número de pessoas nesta situação no município vem aumentando, vindas de outras cidades. Segundo o presidente, é necessária a união de forças junto a entidades que já realizam trabalhos, e o auxílio efetivo do poder público para resolver esta questão. Brusque não tem hoje um projeto, um plano de ação para tratar o problema e dar os devidos encaminhamentos necessários, transferindo essas pessoas a lares e clínicas, devolvendo a elas sua dignidade e a possibilidade de um recomeço e reinserção social. O prefeito disse reconhecer a situação e que o assunto será levado à Secretaria de Assistência Social.
Com relação à Área Azul, atualmente gerenciada pela CDL, um novo projeto que prevê melhorias e toda modernização do sistema de estacionamento e cobrança já foi apresentado pela entidade à prefeitura, mas não houve avanço. Na oportunidade Michel Belli explicou a importância de dar sequência ao projeto e o prefeito garantiu que irá se inteirar sobre o assunto.
Sobre o terreno para instalação do reservatório do Samae, o prefeito garantiu que a situação está sendo resolvida, e que o terreno deverá ser cedido à autarquia, por 20 anos. Ele comentou ainda que retirou da Câmara os projetos polêmicos a respeito da compra de terrenos da prefeitura por parte da autarquia. “Entendo que os recursos que o Samae tem devem ser investidos na produção de água”, frisou Boca Cunha.
Os pleitos apresentados referentes às melhorias no Sistema de Tributação também receberam atenção do prefeito, que se prontificou a colocar o diretor de Tributação da prefeitura em contato com o coordenador André Klabunde.
“O que pudermos atender as reivindicações da classe empresarial estarei sempre à disposição. As portas da prefeitura estão abertas à ACIBr e CDL. Vou passar as reivindicações a cada Secretaria respectiva para que estes assuntos sejam levados à frente”, garantiu o prefeito.
Ao final do encontro Habitzreuter enalteceu a importância da entidade em reivindicar melhorias para a cidade. “O prefeito se mostrou muito solícito aos pleitos que apresentamos e a gente espera que essas reivindicações aconteçam. A ACIBr, enquanto entidade de classe, vai continuar cobrando da prefeitura, da Câmara de Vereadores, de qualquer poder constituído, porque é esse o nosso dever como entidade. Nós fizemos reivindicações e as cobramos para o melhor desempenho da atividade profissional e empresarial. Esperamos ser atendidos, e se não formos, vamos voltar para reivindicar novamente, independente de quem seja o prefeito”, complementou.