Compartilhe
Cerca de 170 pessoas participaram na noite de sexta-feira (1º) do Prêmio Empreendedor do Ano 2015 – Troféu Angelo Fantin, realizado no Poente Hotel, numa realização da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). Houve também uma homenagem a cinco dos CNPJs mais antigos da cidade e, a novidade desta edição, a entrega de dois novos prêmios: Acislo de Inovação e Acislo de Responsabilidade Social e Empresarial.
Uma noite de homenagem, mas também de conhecimento. Na oportunidade, os presentes puderam prestigiar uma palestra com André Armin Odebrecht, que dividiu sua experiência profissional com todos os presentes. Diretor da Fiesc e 2º vice-presidente da Facisc, Odebrecht acumula funções, além de ser diretor superintendente – CEO da metal técnica Bovenau Ltda.
CNPJs
A Acislo não teria nascido se não fosse à coragem de empreender de algumas pessoas. É graças aos primeiros empresários de São Lourenço do Oeste que tantos outros vieram a se somar e hoje continuam acreditando no potencial do município. Com olhar no futuro, os empresários homenageados ousaram investir em uma cidade ainda pequena, com poucos recursos, mas sabendo do que queriam e até onde poderiam chegar.
Receberam a homenagem as seguintes empresas: Indústria de Madeira Guarani; Banco do Brasil; Indústria de Madeiras Porsch; Funilaria Graciolli e Confeitaria Milita.
Prêmios
Lançado em 2015 com o objetivo de reconhecer e divulgar as boas práticas realizadas pelas empresas lourencianas no quesito inovação e responsabilidade, a Acislo reconheceu o esforço de duas empresas. A responsabilidade de seleção das empresas que estariam aptas a receberem o prêmio ficou com a diretoria da Acislo, que durante alguns meses analisou e verificou todos os quesitos até chegarem aos nomes finais.
O Prêmio Acislo de Inovação quer divulgar as ações inovadores realizados pela empresa, contribuindo assim para tornar todas as empresas de São Lourenço do Oeste mais competitivas e plenamente desenvolvidas. A empresa vencedora do prêmio foi a Casaredo, representada pelo empresário Fausto Echer.
Já o Prêmio Acislo de Responsabilidade Social Empresarial vem para destacar os feitos da empresa que se preocupou com o bem-estar de seus colaboradores, mas também da comunidade onde está inserida. Por isso, a premiada da noite foi a empresa Parati, representada por Mariza Fantin.
Troféu Angelo Fantin
Tradicionalmente realizado pela Acislo, o Prêmio Empreendedor do Ano tem como proposta reconhecer o esforço de um empresário que se propôs a empreender e se destacou durante o ano. A partir desta edição, como forma de reconhecer um dos grandes empresários de São Lourenço do Oeste, a Acislo passa a chamar o prêmio de “Troféu Angelo Fantin”. Senhor Angelo, italiano, adotou São Lourenço do Oeste como sua casa e nela iniciou uma das maiores histórias de empreendedorismo do país, servindo de inspiração pessoal e profissional. Ele presidiu a Acislo entre 1987 e 1989, deixando sua contribuição para o desenvolvimento do município e para as gerações futuras. Em 1993, foi eleito vice-prefeito de São Lourenço do Oeste. Fundador da empresa Parati, senhor Angelo morreu no dia 30 de outubro de 2015, aos 87 anos.
O empresário Volnei Strada, vencedor do premio 2014, e o presidente da Acislo, Aldo Pan, entregaram a premiação da noite, que ficou com Amauri Haefliger, proprietário do Supermercado Amauri. O homenageado lembrou que já são 13 anos de supermercado e que o empreendedorismo está no sangue, mas que São Lourenço do Oeste é promissor e, com o apoio da Acislo, o desenvolvimento local fica mais fácil. “Precisamos valorizar nosso município”, reforçou.
Reconhecimento
Aldo Pan lembrou do esforço da diretoria passada ao lançar estes dois novos prêmios e agradeceu também a família Fantin por emprestar o nome de seu fundador ao troféu. O presidente da Acislo falou que a grande participação das pessoas nos eventos de comemoração dos 33 anos mostra a força da associação. “São Lourenço do Oeste é diferente porque tem pessoas que trabalham”, falou.
O presidente da Federação das Associações Empresariais (Facisc), Ernesto João Reck, disse que é impossível falar do município sem lembrar de Angelo Fantin, que tem uma história fantástica e que transformava ações em valorização.
Legenda foto: Prêmio à empresa Parati