Compartilhe
Na noite desta segunda feira, 15 de junho, a diretoria da Associação Empresarial de Lages realizou uma reunião virtual com o Prefeito de Lages, Antonio Ceron, e o secretário de Saúde, Claiton Camargo. Na pauta, dados referentes a Covid-19 e seus reflexos no município, nova ala do Hospital Tereza Ramos e as obras de revitalização do Centro de Lages e do Mercado Público.
Desde o início da pandemia, houve uma grande esforço conjunto de órgãos públicos, entidades de classe e sociedade para estruturação do Hospital de Triagem que, desde que foi ativado já atendeu mais de 2 mil pessoas, mas apenas 250 casos foram confirmados e apenas duas pessoas necessitaram leitos na UTI.
De acordo com os dados apresentados pelo secretário de Saúde, dos casos confirmados 83 pessoas já estão recuperadas e 167 seguem em isolamento domiciliar. Além destes, 519 pessoas estão sendo monitoradas por apresentarem sintoma gripal, a cada três dias tem uma equipe que liga para essas pessoas para verificar se os sintomas evoluíram. Ainda segundo os dados apresentados, percebe-se que o maior índice de casos está concentrado nas faixas etárias entre 20 a 60 anos, que é a faixa economicamente ativa.
Sobre a nova ala do Hospital Tereza Ramos, Camargo informou que estava programada a abertura para o último dia 12, porém não ocorreu e o prazo foi prorrogado para o dia 21 de junho. Atualmente, estão disponíveis para tratamento da Covid-19 em Lages, 42 leitos normais e 39 leitos de UTI para adultos e 30 leitos normais e 05 leitos de UTI para crianças. Com a abertura da nova ala, serão disponibilizados mais 20 leitos de UTI e 46 leitos normais.
O prefeito Ceron relatou que hoje tem uma pessoa de Balneário Camboriú internada na UTI em Lages, porque naquela região não tem mais leitos disponíveis. “Em Santa Catarina está se agravando, os números estão subindo muito e Lages vai acabar tendo que atender essas pessoas, por isso estamos na luta para conseguir mais leitos de UTI”, declarou ele.
Ceron destacou que todos os alunos da rede municipal estão sendo atendidos em casa e a merenda está sendo entregue. Acrescentou que tem sido uma preocupação da prefeitura para que nenhuma família em Lages passe necessidade na questão de alimentação. Salientou a ajuda da JBS com doação de 10 mil cestas básicas e material para área da saúde e de toda a comunidade que também tem ajudado muito.
Quanto a flexibilização de outras atividades, Ceron falou que apesar de haver muitas demandas, deve dar uma segurada para liberar mais algumas atividades. “O número de pessoas que chegam no centro de triagem quadriplicou nos últimos 15 dias, precisamos dar uma segurada. Estamos com números aceitáveis ainda, então temos que ter muita cautela”, ressaltou.
Sobre as obras da Praça João Ribeiro (Catedral) e Calçadão Tulio Fiuza de Carvalho deverá ser entregue em 40 dias. E em 90 dias será entregue a obra do Mercado Público, porém sua inauguração deverá ocorrer somente em novembro. O prefeito informou ainda que foram pavimentadas 95 ruas, entre elas estão as Ruas Coronel Serafim de Moura, Martinho Nerbass, Quintino Bocaiuva e Carlos Joffre do Amaral.