Compartilhe
Balneário Camboriú sediou na noite de quarta-feira, dia 25, a Plenária Regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Este foi o primeiro encontro da regional da Grande Florianópolis após a posse da nova diretoria. A reunião, que teve como foco definir metas de trabalho em conjunto, foi realizada no empreendimento Marina Beach Tower, e contou com a presença do vice-presidente regional, Robson Rodrigo de Carvalho, e de representantes das Associações que compõem o grupo.
Robson destaca que o encontro foi de grande valia para definir linhas de trabalhos a partir de bandeiras levantadas pelas Facisc, são elas: Desenvolvimento Econômico Sustentável, Melhora da Infraestrutura, Redução e Simplificação da Carga Tributária, Melhor Aplicação dos Recursos Públicos e Fortalecimento da Relação entre a Classe Empresarial e Política. “Alguns temas são macros e outros específicos de cada regional. Levantamos essas necessidades para que cada entidade possa elencar o que entende como prioridade e, num próximo encontro, já podermos apresentar um planejamento estratégico para o próximo ano”, comentou o vice-presidente.
A presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) avalia que esta iniciativa de planejamento em conjunto é de fundamental importância, principalmente no atual cenário econômico e político do país. “Vamos trabalhar em conjunto as demandas que cada umas das Associações têm, com apoio e incentivo da Facisc para realizar algo que minimize esse cenário econômico”, ressaltou Ciça.
Na pauta da reunião também estava previsto um momento para as Associações elencarem as prioridades de cada município. Ciça destacou em Balneário e Camboriú a necessidade de maior atenção ao mercado de turismo e também na área de sustentabilidade. “Balneário Camboriú depende muito, por exemplo, das praias para atrair o turista. Temos que ter estrutura para diminuir o impacto ambiental dos resíduos gerados. Turismo e sustentabilidade são dois aspectos que devem ser olhados com mais carinho”, pontuou a presidente.
Sustentabilidade e Infraestrutura
Durante a noite, o foco das discussões foi dividido em dois temas: Melhora da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável. Os participantes puderam opinar sobre quais iniciativas dentro dessas áreas são prioritárias. Na questão de Infraestrutura, as maiores reivindicações foram para a melhora e reestruturação de vias e rodovias, além de maior atenção ao transporte marítimo.
Já na questão da sustentabilidade, os associados frisaram a necessidade de um programa eficiente para a coleta de resíduos sólidos, incentivo à utilização de fontes alternativas de energia sustentável, além de soluções para problemas recorrentes na área de saneamento básico e abastecimento de água em diversas cidades.
Outro destaque da reunião foi o pedido para que seja criado um Núcleo Estadual de Tecnologia, Comunicação e Informação. “Temos ações micros na área que funcionam muito bem e a ideia é levar isso para todo o Estado, potencializando as Associações e fortalecendo a marca das empresas. Precisamos dessa representatividade para, quem sabe, trazer um pólo tecnológico à nossa região. Sabemos que tecnologia é uma indústria que não gera resíduos, é sustentável e agrega valor ao local onde estão instaladas”, defendeu o presidente do Núcleo de Informática da Acibalc, Nelson de Oliveira.
Texto com colaboração de Gisele Girardi – assessora de comunicação da ACIBALC