Compartilhe
Na manhã desta sexta-feira, 18.08 ocorreu uma reunião importante entre representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e das Associações Empresariais da Regional Extremo Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O encontro foi realizado no Coworking Acismo, no Centro Empresarial Andrômeda, em São Miguel do Oeste.
A pauta da reunião girou em torno do “Planejamento e Orçamento Logístico Federal para o Oeste Catarinense”. A reunião foi presidida por membros da FACISC e do DNIT, para discutir os desafios e oportunidades relacionados à infraestrutura de transporte na região. Entre estes:
A manutenção e Edital de Ampliação da Capacidade e Duplicação da BR 282 Lages/São Miguel do Oeste. Foram tratadas questões referentes à manutenção contínua e à expansão da capacidade da rodovia BR 282.
As obras da BR 163 (Guaraciaba a Dionísio Cerqueira) e Recuperação da Via da PRF ao Trevo de São Miguel do Oeste, incluindo a Willy Barth. Os participantes abordaram o andamento das obras na BR 163, que engloba trechos significativos entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira.
O elevado da BR 158 com BR 282 (Cunha Porã/Maravilha). Foi discutida a construção de um elevado na interseção entre a BR 158 e a BR 282, na região de Cunha Porã e Maravilha, visando a melhoria da fluidez do tráfego e a segurança dos usuários.
A federalização da SC 163 São Miguel do Oeste a Itapiranga. A proposta de federalização da SC 163, estrada que liga São Miguel do Oeste a Itapiranga, foi objeto de consideração, com ênfase nas vantagens e desafios desse processo.
A Ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita/RS. A construção da ponte ligando Itapiranga a Barra do Guarita no Rio Grande do Sul também foi pauta da reunião.
O encontro proporcionou um espaço para o diálogo entre representantes empresariais e do DNIT, permitindo uma troca de ideias aprofundada sobre o desenvolvimento logístico e de infraestrutura na região do Extremo Oeste catarinense.
O presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, Daniel de Souza considerou a agenda muito importante, elogiou o trabalho da Facisc em prol dos pleitos e também a oportunidade de trazer uma pauta técnica e robusta como esta para a discussão direta com o DNIT dentro da “casa”.
“Foi um encontro de muita troca e construção conjunta. Nossas associações tiveram espaço para discutir as demandas locais e sentimos uma genuína preocupação a longo prazo por parte do Dnit. O superintendente manifestou uma transparência verdadeira e clareza dos investimentos a serem feitos nos próximos anos para as rodovias federais”, declarou o vice-presidente regional Extremo Oeste, Maikel Frey.
Presente no encontro, o deputado federal Pedro Uczai, que coordena a pasta de infraestrutura dentro da bancada federal catarinense, colocou-se à disposição para trabalhar em conjunto e comprometeu-se com os pleitos prioritários da região elencados no projeto Voz Única.
Ao final do encontro o superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, deixou como desafio para os representantes da região articular o projeto de contorno viário de São Miguel do Oeste para um futuro próximo.
* *Com informações da Rede Peperi