Compartilhe
Pela primeira vez em 40 anos de história, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) será comandada por uma mulher. Sandra Lagni Haefliger, empresária e atual vice-presidente da entidade, foi chancelada pelos associados como presidente da Acislo para o biênio 2023/2025. A votação aconteceu em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na noite desta segunda-feira (14), na sede da associação. A partir de dezembro, quando ocorre a posse oficial, Sandra terá o desafio de comandar a 22ª diretoria da entidade.
Sandra explica que, ao mesmo tempo que é um orgulho, é um grande desafio assumir o comando da entidade. “Todos os presidentes que comandaram a associação ao longo da história fizeram um grande trabalho. Preciso dar continuidade e contribuir com o fortalecimento e desenvolvimento do empresariado”. Ela adianta que o grande foco será a defesa dos interesses da classe empresarial e a busca por soluções e serviços que atendam as demandas do empresariado.
Como já foi diretora do comércio e agora é vice-presidente, Sandra entende que está integrada ao processo e tem conhecimento sobre o funcionamento da associação, quais são as prioridades, ações, projetos e bandeiras. “O desafio existe, pois a última palavra é da presidência”.
Questionada sobre a composição da diretoria, a presidente eleita justifica que alguns nomes permanecem, mas há outros novos. “Acredito no potencial e que todos podem contribuir com o fomento e fortalecimento do associativismo”, disse justificando que a escolha levou em conta afinidade, potencial e as contribuições já dadas para a comunidade.
Citando a AGO, Fernando Pressoto, atual presidente da associação, afirma que é o evento mais importante da entidade, pois é o momento em que os associados podem deliberar e a diretoria faz a prestação de contas financeira e das ações.
Provocado a avaliar o trabalho da diretoria, Pressoto destaca a representatividade. Segundo ele, foram inúmeras ações ao longo da gestão e dentro desse foco a Acislo fez frente e levantou bandeiras importantes em favor do empresariado e da sociedade. Entre elas, destaca situações ligadas a infraestrutura como a SC-305, PR-158 e Contorno Viário Leste. Outro fator registrado pelo presidente é o espaço conquistado em conselhos importantes do setor público. “Temos voz junto ao poder público, tanto na esfera municipal, quanto na estadual. Isso é muito importante para levarmos as demandas ao conhecimento dos gestores”.
Sobre a eleição da nova diretoria, a qual será comandada pela primeira vez por uma mulher, Pressoto diz estar feliz. “Fiz um convite lá trás para a Sandra. Ela aceitou e agora está assumindo essa importante entidade. Quando é feita a composição da diretoria, a escolha da pessoa que ocupa a vice-presidência é estratégica, pensando na sucessão. Isso já vem de algumas diretorias passadas e busca, de certa forma, preparar quem vai assumir a presidência”, disse lembrando que naturalmente outros associados podem se candidatar ao comando da entidade.
Apesar da eleição, a atual diretoria segue no comando dos trabalhos até dezembro, quando ocorre a posse oficial dos eleitos pela AGO. Até lá há uma espécie de transição, onde os novos diretores vão se inteirando do processo e participando das comissões. O presidente que deixa o comando da Acislo naturalmente assume a presidência do conselho superior, formado por ex-presidentes. O órgão é consultado pela diretoria da Acislo sempre que a presidência entender que há a necessidade. É uma espécie de grupo conselheiro.
Diretoria eleita biênio 2023/2025
A diretoria eleita em AGO que comandará a Acislo no biênio 2023/2025 é composta por: Sandra Haefliger (presidente), Josiane Boito (vice-presidente), Rosemir Meneghetti (administrativo/financeiro), Celia Pieta (diretora de infraestrutura), Luis Mesterlin (Administrativo/financeiro), Henrique Suzin (diretor de prestação de serviço), Flavia Pederssetti (diretora do comércio), Volnei Stefanello (diretor da indústria), Fabio Machado (diretor de assuntos econômicos e tributários), Haroldo Wilson Farinon (diretor de soluções e capacitações), Luan Szady (diretor do empreender), Juliane Moretto (diretora de relações institucionais), Guilherme Negri (diretor de patrimônio), Célio Armando Janczeski (assessoria jurídica). Conselho fiscal – Judyluby Koteski Bratti, Joacir Angheben e Jandir Bortoluzzi
Demais assuntos da AGO
Além da eleição, os associados presentes na AGO também tiveram a oportunidade de discutir e aprovar as contas relativas ao exercício 2022, conhecer o relatório de ações desenvolvidas pela diretoria do biênio 2021/2023 e fazer a reforma de alguns pontos no estatuto. Além dos associados, a assembleia foi prestigiada pelo vice-presidente da regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Deni Luciano Boito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo